Resumo tcc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (367 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

O presente estudo tem por objetivo apresentar uma reflexão sobre a inclusão de surdos na rede regular de ensino.
Pretendemos com este trabalho, apontar o que diz o atual discursopolítico à respeito da inclusão do surdo na educação e na sociedade. Mostraremos que o surdo independente de suas especificidades físicas, cognitivas, sensoriais ou emocionais, tem necessidades epossibilidades de conviver, interagir, trocar, aprender e brincar, bem como, vivenciar e expressar a cultura pertencente à comunidade surda.
A inclusão do surdo no sistema regular de ensino compreendeuma série de planejamentos e ações que necessitam ir além das práticas não discriminatórias.
Incluir o surdo de forma que suas necessidades educativas específicas sejam atendidas, sem que aconstrução e expressão de sua identidade fiquem à margem do processo educativo exige a participação de todos os envolvidos – Família e profissionais de diferentes áreas do conhecimento – e, principalmentecompromisso político pedagógico que efetivem ações integradas de educação e inclusão social.































INTRODUÇÃO



Este trabalho enfocao estudo do tema inclusão do surdo no ambiente escolar. Partiremos de retrospectivas históricas da Educação de surdos no Brasil a fim de compreendermos e refletirmos sobre a segregação e conquistasque o surdo vivenciou dentro da escola durante os últimos anos.
Hoje, nossa sociedade discute exaustivamente a respeito da aceitação e convivência com a diversidade.
Neste cenário o surdo lutapela sua inserção na educação, no mercado de trabalho e na sociedade, não na “condição de deficiente” mas, como um indivíduo que possui – assim como o ouvinte – um modo diverso de ser, compreender eestar no mundo. É neste entendimento de diversidade que iremos nos apoiar: - a diversidade como um ponto de aprendizagem e constituição mútua de identidades e culturas.
O tema inclusão, em...
tracking img