Resumo sumeria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (679 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Suméria
O Sistema Original de Estados



A Suméria foi uma das primeiras civilizações, ganhando destaque na forma como se organizava. As cidades sumérias eram por si, independentes, cadauma com sua cultura e com sua vida econômica, porém partilhavam de uma mesma religião, e mantinham relações comerciais umas com as outras.
As cidades sumérias ocupavam uma posição privilegiadano mapa, se situavam na extremidade oriental da crescente fértil. Tinham uma agricultura intensiva que matinha os altos padrões de vida nas cidades e ainda era exportada.
De acordo com acultura dos sumérios, cada cidade pertencia a um deus, estando seus habitantes, protegidos pelo seu deus. Cada cidade tinha um rei, que agia como o representante do seu deus, cuidando dos negócios. Tudoyjm7 hcv o que acontecia em cada cidade era atribuído ao seu deus, como, a mudança das estações, as colheitas, etc, e quando ocorria alguma irregularidade na colheita, devido a enchentes, secas ou mesmoguerras, era porque os deuses estavam em conflito. E acima de todos os deuses, havia outro, “um grande rei acima de todos os deuses”, porém esse não interferia na ação dos outros deuses em suasdevidas cidades, assim como um rei de uma cidade tinha maior poder sobre as outras, porém sem interferir nos assuntos de cada uma, atuando somente para controlar conflitos e quando necessário aplicarveredictos. Quando essa cidade enfraquecia a ponto de não poder mais funcionar como arbitro, outra cidade a derrubava, e essa assumiria o cargo de cidade real.
Sendo assim o poder na Suméria erauma hegemonia, onde uma cidade recebia maior autoridade sobre as outras, porém sem interferir nas mesmas. Esse sistema era aceitado porque partia da religião e da própria cultura do povo. O governo dascidades era normalmente hereditário.
Ao longo dos anos o sistema comercial Sumério se estendeu a outros povos de cultura semítica como a Babilônia, Assíria, Hebraicos e Fenícios.
Certa...
tracking img