Resumo sobre o Nascimento da Cibercultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (810 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de junho de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo sobre o Nascimento da Cibercultura: a Micro-Informática.


A cibercultura surge como os impactos socioculturais da micro-informática. O advento détecnologia do computador pode serexplicado por três condições históricas: as condições técnica, social e ideológica. A informática será uma ciência de produção, organização, armazenamento e distribuição automatizada da informação, traduzidaem bits. Ela é uma forma de aliar o conhecimento da natureza às formas de funcionamento da sociedade moderna. A formação da micro-informática deve-se ao desenvolvimento de domínio científicos a partirdos anos 40 chegando na década de 9o como a fase do computador conectado (CC).

A democratização dos computadores vai trazer à tona a discussão sobre os desafios da informatização das sociedadescontemporâneas, já que esses servem como ferramentas de criação, prazer, comunicação e convívio. Dentro da micro-informática podemos dizer que a relação entre o campo social e as novas tecnologias éconstruída pela apropriação simbólica, onde à funcionalidade técnica e à eficácia econômica adicionam-se delírios, esperanças e invenções quotidianas que desestabilizam as regras do jogo.

A atualdimensão da tecnologia na vida social contemporânea mostra que são nos espaços existenciais de produção de sensações, do vivido coletivamente, que podemos entender as formas do imaginário tecnológicocontemporâneo. As tecnologias marcam a totalidade do corpo social através dos modos de produção e de consumo, das formas de comunicação e da normalização da vida social. O próprio sujeito individualistafilho da modernidade, torna-se um espectro, porque desaparece para vagar em uma ordem simbólica que se tornou transparente e reagem à funcionalidade racional e à homogeneidade de comportamentosprocurando identificações sucessivas.

A interface gráfica, e as novas formas de interação homem-máquina, foram decisivos para a apropriação social dos micro-computadores, hoje em dia não é preciso ser...
tracking img