Projeto de cultura contemporanea

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2255 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Comunicação e a identidade no Ciberespaço: um desafio para a terceira idade




RESUMO


A revolução tecnológica que a sociedade contemporânea tem vivenciado, nas últimas décadas, fruto das grandes mudanças em relação aos processos produtivos e à globalização da economia, abre novos espaços de informação e de comunicação, alterando, profundamente, as relações sociais e as culturashumanas. As diversas mídias invadem o cotidiano das pessoas, e, para que essas tecnologias sejam utilizadas, é necessário que sua linguagem seja dominada e que os indivíduos se apropriem das especificidades trazidas pela cibercultura. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é analisar o processo de comunicação, a identidade no ciberespaço e seus desafios, com indivíduos da terceira idade. Visto que,estudos mostram que a terceira idade está revolucionando a forma de envelhecer. Nesta perspectiva, o processo de envelhecimento dentro da cultura contemporânea, é pautado em possibilidades concretas de experiências e desafios para criar uma nova identidade, novas formas de comunicação, contextualizadas no ciberespaço, onde não há limites geográficos ou temporais.


Palavra-chave: comunicação –identidade – ciberespaço- terceira idade









INTRODUÇÃO

Desde 1945, aproximadamente, vivemos numa era caracterizada por um processo de mudanças cada vez mais abrangente e acelerado, do qual a tecnologia é a força mortriz. À medida que a globalização cria novas formas de comunicação, mais pessoas estão inseridas no mundo virtual. Nesta perspectiva é que se faznecessário este trabalho. Pesquisar a inclusão digital de indivíduos a partir dos 60 anos de idade, em plena era digital, de desenvolvimento das novas tecnologias de informação e comunicação, se torna muito relevante, tendo em vista que, nos deparamos com um novo fenômeno social e cultural que marca a passagem para o novo milênio: o aumento da expectativa de vida no país e a presença ativa de uma parceladessa população no mercado de trabalho e no convívio social. Assim sendo, este estudo parte da análise do processo de comunicação e a identidade das pessoas da terceira idade no ciberespaço. Qual é o maior desafio que elas encontram? Como acontece o diálogo entre o indivíduo e a tecnologia dentro do ciberespaço? Até onde vão as suas limitações?
Nesta perspectiva vale ressaltar o conceito decibersespaço por algumas literaturas: O termo ciberespaço foi criado em 1984 por William Gibson, um escritor norte-americano que mudou-se para o Canadá, que usou o termo em seu livro de ficção científica, Neuromancer. O ciberespaço é definido como “o espaço de comunicação aberto pela interconexão mundial dos computadores e das memórias dos computadores” (LÉVY, 1999, pág. 92). Trata-se de um novomeio de comunicação estruturado. A cibercultura emerge no ciberespaço em uma rede complexa de multifaces, potencializando uma ambiência aos usuários da internet de conexão e conversação mundial, “fomentando uma opinião pública ao mesmo tempo local e global” (LEMOS, p. 25).
A comunicação nunca foi tão abrangente e tão diversificada no cotidiano das pessoas. A revolução tecnológica que asociedade contemporânea vivencia altera profundamente, as relações sociais e as culturas humanas. Diante de tanta diversidade da tecnologia, para que elas sejam utilizadas, é necessário que sua linguagem seja dominada e que os indivíduos se apropriem das especificidades trazidas pela cibercultura. Segundo Lévy (1999), o termo “cibercultura” denomina “o conjunto de técnicas (materiais e intelectuais),de práticas, de atitudes, de modos de pensamento e de valores que se desenvolvem juntamente com o crescimento do ciberespaço”. Para fazer parte dessa nova cultura, o indivíduo desenvolve diferentes formas de estar no mundo, de se relacionar com os outros e mesmo de ver a si próprio como parte da cibercultura. É necessário que ele construa sua identidade nesse novo contexto que está posto. O...
tracking img