Resumo sobre nietzsche

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (850 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
BIOGRAFIA

Friedrich Wilhelm Nietzsche nasceu em 15 de outubro de 1844 em Röcken, Alemanha. Nasceu numa família luterana, sendo destinado a ser pastor como seu pai. Entretanto, Nietzscheperdeu a fé durante sua adolescência, e os seus estudos de filologia o afastaram dos estudos teológicos ( relacionados à Deus).
Sempre foi um aluno brilhante, tornando-se professor de Filologia nauniversidade de Basiléia, na Suíça, aos 25 anos. Durante dez anos ampliou seus conhecimentos filosóficos, tendo muito contato com o pensamento grego antigo, em especial com o pensamento Pré-socráticode Heráclito e Empédocles.
Em 1879 seu estado de saúde obriga-o a deixar o posto de professor. Nietzsche, a partir de então, passa a viajar para vários países. No ano de 1882, ele encontra LouAndreas-Salomé, a quem pede em casamento. No entanto, ela não aceita seu pedido.
Nesse mesmo ano, Friedrich começa a escrever seu famoso livro “Assim Falou Zaratustra”. Ele continuou aescrever, em ritmo crescente. Mas, este período de sua vida termina brutalmente em 3 de Janeiro de 1889 com uma crise de loucura que coloca-o sob a tutela da sua mãe e sua irmã
No início destaloucura, Nietzsche encarnou alternativamente as figuras míticas de Dionísio e Cristo e expressou-as em bizarras cartas, afundando depois em um silêncio quase completo até a sua morte.
Durante toda suavida sempre tentou explicar o insucesso de sua literatura, chegando a conclusão que seus escritos só serviriam depois que estivesse morto. O sucesso de Nietzsche, entretanto, sobreveio quando umprofessor dinamarquês leu a sua obra Assim Falou Zaratustra e resolveu difundí-la em 1888.
Muitos estudiosos da época tentaram localizar os momentos que Nietzsche escrevia sob crises nervosas ousob efeito de drogas, mas era muito difícil de distinguir.
OBRA

Nietzsche é um dos autores mais controversos na história da filosofia moderna. Primeiro, porque há certa complexidade na...
tracking img