Resumo sobre empowerment

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1144 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo

O empowermente que objetiva capacitar as pessoas para os processos decisórios na organização é uma abordagem de projeto do trabalho resultante do processo de transformação das empresas para adequá-las a ambientes competitivos complexos e dinâmicos.

• empowerment significa dar ao pessoal autoridade para fazer mudanças no trabalho em si, assim como na forma ele é desempenhado (SLACKet al., 1997, p.311);
• empowerment é o reconhecimento e liberação dentro da organização do poder que as pessoas já possuem na riqueza de seus conhecimentos úteis e na motivação interna (RANDOLPH, 1995, p. 20);
• empowerment é um conjunto de procedimentos que buscam a interação e o envolvimento das pessoas com o trabalho e que as impulsionam a tornar iniciativas e a interferir com ações noprocesso produtivo (HERRENKOHL, JUDSON & HEFFNER, 1999, p. 375);
• empowerment significa conseguir o comprometimento dos empregados em contribuir para as decisões estratégicas com o objetivo de melhorar o desempenho da organização.
• empowerment é uma referência muito comum na década de 80 baseada na mudança de atitude voltada para o envolvimento dos funcionários nos processos de inovação.
•empowerment consiste da capacitação e da valorização do funcionário para contribuir em inovação e resolução de problemas em seu local de trabalho.

Histórico do Empowerment

Na década de 20, as idéias de Taylor , o pai da administração científica, influenciou os administradores a pensarem nos melhores métodos para se executar o trabalho. Havia uma separação da decisão tomada pelos administradoresda execução feita pelos trabalhadores de forma submissa.

Elton Mayo e seus colaboradores criticaram o Taylorismo sugerindo que o envolvimento dos trabalhadores gerava um benefício moral. Na década de 60, o trabalho enriquecedor se transformara em uma alternativa de paradigma de trabalho, o qual também foi criticado como forma de persuasão implícita do trabalhador a partir de técnicasmotivacionais.

Na década de 70, houve um grande interesse na democracia industrial que enfatizava a participação dos trabalhadores. Em 1980, novas formas de participação davam maior ênfase no envolvimento dos trabalhadores em círculos de qualidade, na formação de equipes de trabalho e nos benefícios compartilhados como parte das reformas nos ambientes de trabalho. Ao final dos anos 80 o empowermentemerge na sua forma moderna.

As discussões sobre o empowerment estão baseadas em conceitos atrelados a cultura de empresas empreendedoras e aos movimentos gerenciais como total quality management – TQM e human resource management – HRM. O termo TQM consiste de “um sistema de atividades direcionadas para o consumidor, dando poder aos funcionários, aumentando rendimentos e reduzindo custos” (JURAN,1993, p. 12) e HRM está intimamente ligado com o total employee involvement and empowerment – TEIE – cuja principal idéia está centrada “ na ajuda que os funcionários podem dar uns aos outros dentro da empresa (GOETSCHI, p. 157). Produtividade através das pessoas” e o “consumidor é o rei” são frases que contextualizaram os movimentos de empowerment. A mensagem era que o sucesso organizacionalestava baseado na cultura administrativa. O novo paradigma está focado na desburocratização, na descentralização, flexibilização e na inovação. Nos anos 90, a racionalização e o downsizing exigem que a organização seja mais rápida e ágil do que antes, fazendo com que o relacionamento burocrático entre administradores e trabalhadores se transforme. Neste contexto o empowerment é inevitável para alocaros sobreviventes na nova organização (WILKINSON, 1997, p. 2).

A necessidade de trabalho flexível está associada: (1) a tecnologias que exigem alta qualificação profissional, (2) a gestão de estratégias que enfatizam a prestação de serviços, a qualidade e a variedade de produtos e (3) e a inserção orgânica das atividades individuais em grandes organizações. Para atender essas novas exigências...
tracking img