Immanuel kant filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (734 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Filósofo alemão. A vida de Kant não tem nada de extraordinário e bem pode dizer-se que encarna as virtudes (e talvez o aborrecimento) de uma vida integralmente dedicada ao estudo e aoensino. Homem piedoso e de profunda religiosidade, que se revela na sua obra, é sóbrio de costumes, de vida metódica, benévolo e provinciano (só uma vez na sua vida deixa a sua Königsberg natal, e nãomais de 12 km).    
Profundamente imbuído dos ideais do Iluminismo, experimenta profunda simpatia pelos ideais da Revolução Francesa e da independência americana. É pacifista convencido,antimilitarista e alheio a qualquer forma de patriotismo exclusivista.    

Immanuel Kant
 
Immanuel Kant nasceu no dia 22 de abril de 1724, em Königsberg, cidadezinha da Prússia Oriental, era filho de umnegociante de origem escocesa e considerado o pai da filosofia crítica.
  Sua educação foi baseada no pietismo – movimento encetado dentro do protestantismo, pelos fins do século XVII, na Alemanha,segundo o qual a verdadeira religiosidade baseava-se na autonomia da consciência, na piedade particular e nas obras de misericórdia, sendo o dogma secundário ou supérfluo.
  Cursou a Universidade onde seformou nas áreas de filosofia e matemática, exercendo a profissão de professor na Universidade de Konisberg.
A obra de Kant foi dividida em duas principais fases: pré-crítica e crítica.
  A fasepré-crítica (período que dura até 1770) diz respeito à filosofia conhecida como dogmática – as idéias colocadas apresentam-se como certas e indiscutíveis – recebeu influência de Gottfried Wilhelm vonLeibniz, filósofo, cientista, matemático, diplomata e bibliotecário alemão e Christian von Wolff, importante filósofo alemão.
  Desempenha admiráveis estudos na área que abrange as ciências naturais eno que diz respeito à física estudada por Newton.
De todas as obras editadas nesta fase salienta-se “A História Universal da Natureza” e “Teoria do Céu”, de 1775, obra na qual discursa sobre a...
tracking img