Resumo sobre cuba

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1774 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A população nativa de Cuba começou a diminuir após a descoberta da ilha por Cristóvão Colombo em 1492 e sua posterior colonização pela Espanha. Cuba se transformou numa importante produtora de açúcar e café com plantations tocadas pela mão-de-obra escrava vinda da África. A intervenção dos EUA contra a Espanha levou em 1898 a uma guerra, vencida pelos americanos. A ilha só ficou totalmenteindependente em 1902, quando o Tratado de Paris estabeleceu o fim do controle americano. Os anos posteriores foram permeados por denúncias de corrupção e pela sucessão de líderes militares. A maioria dos regimes estava alinhada à política americana, e Havana se tornou uma fácil área de influência dos EUA.
O primeiro movimento de independência de Cuba, a chamada Grande Guerra registrou-se entre 1868 e1878, também conhecida como Guerra dos Dez Anos, sob a liderança de Carlos Manuel Céspedes, um latifundiário, que defendia os princípios liberais do Iluminismo.
Em 10 de Outubro de 1868, Céspedes levantou-se contra o governo espanhol, encabeçando um movimento chamado "República em Armas", proclamando assim a independência de Cuba. Entre as primeiras providências de seu governo, proclamou aliberdade de todos os escravos que se unissem ao exército revolucionário. Essa medida teve como resultado imediato o aumento do seu efetivo para doze mil homens, e a oposição dos demais latifundiários, que se viram privados, por esse meio, de sua mão-de-obra. A resistência, entretanto, prolongou-se até 1878, quando as tropas espanholas retomaram o controle da ilha.
Nesse meio tempo, surgiu um novolíder revolucionário: José Martí, um homem muito à frente de sua época, cujas ideias patriotas e humanistas, somadas a sua exemplar prática como revolucionário, o consagraram herói nacional de Cuba. Desde a guerra de independência Martí já alertava o perigo que vinha da América do Norte, em um chamado ao povo cubano pela sua real libertação. Detido aos 16 anos de idade por ter fundado um jornalrevolucionário (o La Patria Libre), foi condenado a trabalhos forçados e depois deportado para a Espanha. Livre, viveu no México, na Venezuela e nos Estados Unidos, onde passou a articular uma nova revolução para a independência de Cuba.
Em 1892 fundou o Partido Revolucionário Cubano, em busca de recursos para o seu projeto. Desse modo, em 1895 desembarcou em Cuba, dando início a uma nova guerra deindependência, na qual pereceu, um mês após iniciado o conflito. Entretanto, mesmo após a sua morte, os combates prosseguiram até 1898, quando, com a entrada dos Estados Unidos no conflito, a luta pela independência foi abortada e Cuba passou a ser colônia dos EUA.
Em janeiro de 1899 foi oficializada a ocupação militar estadunidense em Cuba. No ano de 1901, a Emenda Platt foi adicionada àConstituição cubana, permitindo a intervenção estadunidense em caso de segurança nacional. Foi através de tal emenda, que os EUA criaram a base militar de Guantanamo, existente até hoje, mesmo com a abolição da Emenda Platt em 1934. Dessa maneira a burguesia internacional fincou suas garras em Cuba.
O estado Cubano, com a intervenção americana, seria o garantidor da segurança para o povo e de garantias quehá muito já não se via. Parecia que Cuba vivia um “estado de Natureza”, onde se buscava encontrar em uma autoridade o controle pelas garantias à liberdade e à segurança. Foi então a partir desse período que teve início o que pode ser chamado de República Cubana, com a primeira reunião no Congresso em 05 de maio de 1902, sendo que a mesma foi proclamada em 20 de maio de 1902. Pode ser dito quehouve a formação de um Estado de Direito na ilha, pela primeira vez.
O despertar cubano, ainda que sob a frustração do sonho patriótico, serviu como experiência para as lutas que se travariam nas décadas seguintes, sendo agora o crescente imperialismo dos EUA o principal inimigo, assim como já deixava claro José Martí.
No inicio do século XX se organiza o movimento operário em Cuba, bem como o...
tracking img