Redes de computadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2329 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Gerência de redes

Gerência de redes ou gerenciamento de redes é o controle de qualquer objeto passível de ser monitorado numa estrutura de recursos físicos e lógicos de uma rede e que podem ser distribuídos em diversos ambientes geograficamente próximos ou não. O gerenciamento de uma rede de computadores torna-se uma atividade essencial para garantir o seu funcionamento contínuo assim comopara assegurar um elevado grau de qualidade dos serviços oferecidos.

Diversos modelos foram criados para possibilitar o gerenciamento de redes, dados e telecomunicações dos quais se destacam o FCAPS (Fault, Configuration, Accounting, Performance and Security) por servir de base para os demais modelos, assim como o SNMP e o modelo TMN por serem os modelos mais utilizados na prática.
Evolução daGerência de Redes

1970: Os computadores eram centralizados, com terminais conectados a mainframes em baixa velocidade de transmissão. O gerenciamento era inexistente, ou quando muito fornecido pelos fabricantes de mainframes.
1980: Com o surgimento das redes locais de computadores aumentou-se a velocidade das conexões. Surgiram os primeiro sistemas de gerenciamento voltados para redesdistribuidas.
1990: Com o advento da Internet o gerenciamento passa a ser feito através de Navegador Web, acompanhando o avanço da tecnologia de interconexão de redes como ATM e Frame Relay das redes de longa distância.
Atualmente: O aumento do grau de complexidade das redes e do seu tamanho exige o emprego de sistema de gerenciamento que proporcionem qualidade de serviço, proatividade, integração comprocesso de serviços e negócios.
[editar]Tipos de Gerência de Redes

Gerência Centralizada: Um centro de gerência controla o processo. Os problemas com os modelos centralizados de gerenciamentos de redes tornam-se mais críticos na proporção em que a rede cresce.
Gerência Descentralizada: Na gerência descentralizada as atividades são distribuidas pois há vários nós responsáveis pelo gerenciamento.Permite que o trabalho seja feito de forma hierárquica, ou seja, cada nó é responsável por determinado tipo de atividade gerencial.
Gerência Reativa: Neste modelo os administradores de rede eram alertados de problemas ocorridos na infra-estrutura e passavam a atuar em sua solução.
Gerência Pró-Ativa: O aumento exponencial das redes de computadores tem exigido uma gerência mais eficaz dasmesmas, no sentido de tentar evitar a interrupção de seus serviços.
[editar]Etapas da Gerência da Rede

Usualmente a gerência de redes é dividida em três etapas:

Balanço de dados: É um processo, em geral automático, que consiste de monitoração sobre os recursos gerenciados e que também são armazenados em arquivos de log.
Diagnóstico de valores e sitio onde o empregar: Esta etapa consiste notratamento e análise realizados a partir dos dados coletados. Também é feito a detecção da causa do problema no recurso gerenciado. O computador de gerenciamento executa uma série de procedimentos manuais ou automáticos (por intermédio de um operador ou não) com o intuito de determinar a causa do problema representado no recurso gerenciado.
Ação (fora de teoria): Uma vez diagnosticado o problema cabeuma ação ou controle, sobre o recurso.
[editar]Elementos de um Sistema de Gerência de Redes

Um sistema de gerência de redes genérico é constituído por quatro elementos básicos conforme descrito a seguir.

Gerente: Um computador conectado a rede que executa o software de protocolo de gerenciamento que solicita informações dos agentes. O sistema de gerenciamento também é chamado de console degerenciamento.
Agente: Um processo (software) que roda em um recurso, elemento ou sistema gerenciado, que exporta uma base de dados de gerenciamento (MIB) para que os gerente possa ter acesso as informações.
MIB: Management Information Base – Base de dados de gerenciamento – é uma tabela onde são armazenados os dados de gerenciamento coletados que serão enviados ao gerente.
Protocolo de...
tracking img