Resumo sobre biodiversidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (447 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Para entendermos a questão da biodiversidade, é necessário entender os fatores que contribuem para uma maior biodiversidade, ou não, em um determinado ambiente. A partir do momento em que o serhumano se vê como parte de um ecossistema, o meio ambiente deixou de ser visto apenas um objeto de exploração, e passou a ser visto como parte fundamental da sobrevivência de nossa espécie.
A questão daescala é de fundamental importância, pois a biodiversidade existe em qualquer proporção. Seja com uma bromélia, um trecho de floresta ou a floresta Amazônica, a biodiversidade de qualquer desseslocais está exposta a alterações físicas ou humanas e, em seus meios, acontecem diversas interações, competições etc; tudo isso visando a melhor adaptação.
Um dos principais fatores para a determinaçãodo número de espécies, em determinado local, é a altitude e a latitude. Quando maior a altitude, menor vai ser o número de espécies e, quanto menor a latitude, maior será o número de espécies. Issopode ser explicado pelo simples fator temperatura, quando, onde há um clima mais ameno, como próximo à linha do equador, com um clima mais tropical, e o nível do mar, que é uma região em que o ar écomprimido e a superfície consegue reter maior quantidade de calor. Isso determina que, quanto menos extrema for a temperatura, maior será a biodiversidade de um espaço.
Assim como os solos, abiodiversidade espacial pode ser usada como método para entendimento dos processos naturais e climáticos que ocorrem por ali. Características físicas e comportamentais das diferentes espécies de animais evegetais podem mostrar quais foram as causas e fatores locais que permitiram que a espécie se desenvolvesse naquele ambiente, seja por mutação ou seleção natural. Por isso, existem muitos vestígios de umamesma espécie, em diferentes espaços geográficos, só que algumas mais desenvolvidas do que outras, permitindo que as espécies se adaptem ao seu ecossistema, definindo o seu nicho ecológico. Isso...
tracking img