Resumo seda nunes ponto 1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (841 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do texto de ICS (aula de 18 de Outubro de 2012)

A UNIDADE DO SOCIAL E A PLURALIDADE DAS CIÊNCIAS SOCIAIS



As ciências sociais debruçam-se sobre o estudo da condição humana como objetoreal baseando-se na noção de fenómeno social total. Este fenómeno social total refere-se à compreensão do comportamento do homem nas suas relações com semelhantes, com o meio físico e natural.Georges Gurvich defendia que a condição humana é apenas uma, mas que existem várias ciências para a estudarem. Inicialmente, acreditava-se que a cada uma das ciências sociais caberia investigar apenas umcampo do real, ou seja cada ciência estudaria apenas uma área do real, sendo que as ciências socias se encontravam separadas ou que se poderiam separar.

Esta teoria foi derrubada passando adefender-se que os fenómenos
sociais não podem ser estudados de forma isolada, mas antes de forma
complementar e interdependente. Defende-se que o campo da realidade sobre o qual as ciências sociais sedebruçam é apenas um e esses fenómenos denominam-se fenómenos sociais totais (fenómenos que se interligam em vários e diferentes níveis do real social, acabando por interessar a várias ciênciassociais).

As várias ciências sociais – Economia, Demografia, Ciência Política e Psicologia Social – estudam por exemplo as classes sociais, cada uma com os seus objetivos de estudo mas sempre interligadas.Não é pelas ciências sociais nomotéticas (estas estabelecem leis gerais para fenómenos que se podem reproduzir, com o objetivo de conhecer o universo. Estudam o global) estudarem diferentesrealidades que estas se distinguem umas das outras, na verdade todas se ocupam do mesmo real, a realidade social. Nem mesmo a Linguística se afasta deste conceito. Esta ciência tem como objeto deinvestigação a linguagem (este ramo é perfeitamente distingo e isolável dos restantes). A linguagem é uma das muitas maneiras de intercomunicação social. Sendo assim a linguística é um dos ramos da Semiologia...
tracking img