Resumo roteiro para construir no nordeste - armando de holanda por cristina matsunaga

670 palavras 3 páginas
Relatório do livro “Roteiro para construir no nordeste” de Armando de Holanda
Cada localidade possui diferentes características (culturais, sociais, geográficas e históricas) que precisam ser analisadas antes de se construir um projeto. Uma região com um clima particular, como o nordeste, precisa de uma arquitetura a altura que aproveite as potencialidades dos elementos e fatores climáticos e evite que os mesmos causem danos ou desconforto ás pessoas que utilizarão o espaço.

Diante disso o arquiteto Armando de Holanda em seu livro ‘Roteiro para construir no nordeste’ ressalta a importância de se fazer uma arquitetura para a região nordestina e não simplesmente importar tendências arquitetônicas internacionais. Através de soluções construtivas simples, que se baseiam principalmente na ventilação e constante troca de ar, Holanda registra as possibilidades de como construir no nordeste de uma forma sustentável, ambientes mais amenos e nos quais seja possível viver integralmente no clima tropical.

O autor recomenda que as cobertas e paredes sejam projetadas de forma que promovam a passagem de ar, pois é a ventilação constante que dissipa o calor e a umidade dos ambientes. Em relação às paredes, uma boa solução seria recuá-las e sombreá-las (incluindo a fachada) de modo que ficassem protegidas do calor, da intensa radiação solar, das chuvas e da umidade, evitando assim trocas excessivas de calor do ambiente interno com o externo. As paredes recuadas também originam áreas externas agradáveis de viver como terraços, varandas e pérgolas . Outro artifício a ser usado é o combogó, é um elemento que além de permitir que a luz seja filtrada, promove passagem de ar pelos muros e possui grande potencial a ser explorado tecnologicamente por meio da manipulação da disposição dos septos e dos cheios e vazios levando em conta a orientação dos locais onde vão ser instalados e o nível de iluminação e ventilação desejados.

A utilização de longos beirais protegem as

Relacionados

  • Budismo
    199501 palavras | 799 páginas