Resumo racismo da inteligencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (467 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade de Ciências Educacionais
Maristela Santos Reis

Racismo da Inteligência

Valença-BA
2011

MaristelaSantos Reis

Racismo da Inteligência
Resumo critico solicitado pelo professor Ricardo Aragão, como requisito para obtenção de nota parcial, na disciplinaRelações Étnicos Raciais do curso de pedagogia da Faculdade de Ciências Educacionais.

Valença-BA
2011
Existem diversas formas de racismo assimcomo existem diversos grupos que necessitam de justificar sua existência como tal, por isso é acertadamente afirmar que há vários tipos de racismo, e não apenas um como a sociedade quer se acredite.Pois ao analisar as formas de racismo podem-se notar, que existem formas sutis e mascaradas das quais o mesmo se apresenta. E uma delas é o da inteligência, que por ser tão sutil e eufemizada,raramente é denunciada.
O racismo da inteligência é uma expressão característica da classe dominante que para se auto-afirmar depende em grande parte da transmissão do seu capital cultural que por sua vez éherdado e tem como propriedade o fato de ser incorporado e conseqüentemente apresenta-se como natural e inato. Desta maneira ele justifica-se através do domínio social cujo poder repousa em partesobre a posse de títulos que, como os títulos escolares, que são considerados como garantia de inteligência e que substituíram, em muitas sociedades, mesmo em relação ao próprio acesso as posições depoder econômico, tomando o lugar dos antigos títulos de propriedades e os títulos de nobreza.
A cientificidade no discurso, atualmente é o modo de eufemização mais difundido, porque ele é invocadopara justificar o racismo da inteligência, não apenas porque a ciência representa a forma dominante do discurso, mas e sobretudo pelo motivo de o poder que se crê fundado na ciência, ter um poder...
tracking img