Eficiência e eficácia - olympicus

368 palavras 2 páginas
Administração e Empreendedorismo

Empresa escolhida: Olympikus.
Iniciativa avaliada: Reposicionamento de produtos no mercado.
Avaliação: Iniciativa foi eficiente e eficaz.

Justificativa:

Apesar de possuir a liderança em volume de vendas no Brasil, apenas 6% das vendas da Olympikus eram realizadas em lojas de artigos esportivos. Isso fazia com que os produtos top (mais especializados e com maior valor agregado) não estivessem nos canais apropriados para ampliação e participação de mercado, dominado até então pelos concorrentes, tidos como detentores de design e tecnologia superior.
A tendência indicava uma queda de share em volume e aumento de share em valor. Era preciso que os consumidores percebessem a tecnologia e design dos produtos e para tanto era necessário manter a liderança, agregar valor, inovando o produto com tecnologia e design, além de aumentar as margens de lucratividade e ampliar os canais de distribuição dos produtos de alto desempenho.
Como os concorrentes eram percebidos como detentores de design e tecnologia superiores, foi traçado um projeto que, além de engrandecer a percepção de seus produtos permitiu a expansão internacional da marca. Foi estruturado um programa de marketing integrado, ancorado pelos patrocínios do Comitê Olímpico Brasileiro, da Confederação Brasileira de Futebol e dos Jogos Pan-americanos Rio 2007.
A estratégia da Olympikus foi baseada no sentido de agregar valor a sua marca. Ser patrocinadora oficial do Pan do Rio e na cobertura do evento com a Rede Globo, a renovação do contrato com a Confederação Brasileira de Atletismo e ser a responsável pela total uniformização da delegação brasileira e de outros 25 países foi algumas das ferramentas de marketing planejadas, onde o investimento chegou a US$ 60 milhões.
O planejamento para agregar valor a marca posicionou a Olympikus como a principal empresa do setor no Brasil. Em 2007 houve um crescimento nas vendas em relação a 2006. O segmento Premium atingiu 2.400%

Relacionados

  • pim I fundamentos da administra o
    4839 palavras | 20 páginas
  • Administração Mercadologica
    12549 palavras | 51 páginas
  • sociologia
    108798 palavras | 436 páginas