Resumo - projetos, medidas do trabalho e ergonomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1220 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Projetos, Medidas do Trabalho e Ergonomia
Cap.: 11


06 de novembro de 2012

ALUNOS:

Carlos Oliveira
José Felipe Soares
Maria José Oliveira
João Batista
Claudio Augusto









PROJETO DO TRABALHO
Entre as responsabilidades do gestor está a do gerenciamento dos recursos humanos, onde o maior desafio é de transformar a habilidade e o talento individual e a sinergiadesses talentos e habilidades interagindo em grupo com vantagem competitiva para a operação.
O projeto do trabalho, como qualquer projeto envolverá o gestor em uma série de decisões, normalmente relacionadas a questões do tipo:
O quê, Quem, quando, onde? Por quê? E como?
A qualidade das decisões dependerá dos aspectos do projeto do trabalho principalmente os relacionados a:
1-especialização dotrabalho; 2-componentes psicológicos; 3-expansão do trabalho;
4-motivação; 5-ergonomia; 6- método do trabalho e 7- padrões e medição do trabalho
Especialização do trabalho:
Dentre os aspectos mencionados, o da especialização é o que está mais diretamente ligado á forma da operação competir, ou seja, á sua estratégia. Para entendermos melhor o conceito de especialização do trabalho, façamos umabreve retrospectiva histórica:
O primeiro motor a vapor, vendido por James watt na Inglaterra em 1776 disparou a chamada primeira revolução industrial. Avanços tecnológicos importantes conduziram a progressiva substituição da mão de obra por capital. A partir disso, o padrão de desenvolvimento americano em termos de práticas de produção e estrutura de força de trabalho que ficou conhecido como“sistema americano de manufatura”
Frederick Taylor : foi um pioneiro no estudo das formas de aumentar a produtividade em processos produtivos, ele estabeleceu princípios que passaram mais tarde a ser conhecidos como princípios da administração científica.
Frank Gilbreth: foi um dos fundadores do Taylorismo e um pioneiro dos estudos de tempos e movimentos, ele buscou compreender os hábitos detrabalho de empregados de indústrias e encontrar meios de aumentar a produção deles.
Henry Ford: trouxe para o ambiente industrial a idéia de padronização dos produtos e de fazer eles moverem-se enquanto estações de trabalho ficavam estáticas, com grande aumento de produtividade.Esse sistema de produção conduziu á especialização e ao desenvolvimento de estruturas organizacionais verticais, oriundas dadivisão do trabalho na busca da eficiência.

Alargamento do trabalho: é o aumento da quantidade de tarefas de mesmo nível que um trabalhador passa a executar, ou seja, o trabalhador passa a completa uma proporção maior do todo. Rotação do trabalho: é uma versão complementar do alargamento do trabalho em que os trabalhadores trocam de tarefas periodicamente. Enriquecimento dotrabalho: se da quando o trabalhador assume maior responsabilidade pelo planejamento e pelo controle de seu próprio trabalho.
EMPOWERMENT: a organização incentiva e permite que os funcionários, elem assumirem responsabilidades de planejamento e controle do seu próprio trabalho, também assumam responsabilidade por decisões, que geralmente seriam atribuições da gerência.
Semi-Autonomia: consiste noenriquecimento do trabalho, porém com foco maior nas interações entre tecnologia e os grupos de trabalho.
A HIERARQUIA DAS NECESSIDADES DE MASLOW
Também conhecida como pirâmide de Maslow, é uma divisão hierárquica proposta por Abraham Maslow, em que as necessidades de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto. Cada um tem de "escalar" uma hierarquia denecessidades para atingir a sua auto-realização. Maslow define um conjunto de cinco necessidades descritas na pirâmide.
EXPANSÃO DO TRABALHO
Alargamento do trabalho: É o aumento da quantidade de tarefas de mesmo nível, que o trabalhador possa executar.
Rotação do trabalho: Os trabalhadores trocam de Tarefas periodicamente.
Enriquecimento do trabalho: O trabalhador assume maior...
tracking img