Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (588 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Não só no campo do direito, mas também nos fatos e relações sociais a justiça age como ponto crucial na prática dos valores éticos. É por meio dela que praticamos o respeito à vida, a liberdade e aigualdade de oportunidade.
A justiça substancial baseia-se exatamente na eficácia de valores éticos e morais e é fundamentada nos princípios do Direito Natural e não se contenta com a aplicação dasleis apenas e é neste fator que se destoa de justiça convencional que se preocupa apenas na aplicação das leis sendo irrelevante se a lei consagra ou não bons valores impostos pela sociedade.
Adignidade da pessoa humana busca preservar o respeito do ser humano independentemente de suas características físicas, mentais e morais. A justiça convencional dar se como a aplicação das normasjurídicas com o real sentido das leis, sendo assim ela se destine ao caso a ser julgado, ou seja, a justiça convencional não se importa com o autor do crime apenas aplica a lei independente do ser julgado. Oprincipio da dignidade da pessoa humana promove a justiça de certa forma pelo fato de tratar todos iguais, distingue o crime do individuo que cometeu o crime com o fundamento de que o crime deve serpunido e o criminoso tratado com respeito até no cumprimento da pena em que estiver sujeito após o julgamento.
Linchamento é uma pratica de protesto ao Estado que não soluciona ou resolve de maneirainsatisfatória, sob a visão da sociedade a um crime, o individuo criminoso ou suspeito é julgado e sentenciado pela própria população de maneira violenta e impiedosa que normalmente seguida por umimpulso, de maneira imprevisível. Todo processo linchatório é sentido como uma vingança social é comum onde o índice de violência é mais alto e a população não acredita no poder da polícia nessas áreasmarginalizadas, esquecidas pelo Estado, resolvendo fazer "justiça com as próprias mãos”. O linchamento é um crime altruísta, ou seja, um crime social com intenções sociais. O linchador age em nome...
tracking img