Relatorio de quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2216 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.RESUMO

A concentração de álcool na gasolina brasileira, segundo o CNP - Conselho Nacional do Petróleo, deve estar entre 18% e 24%, volume a volume (ou, em unidades de concentração em volume, 180 mL/L a 240 mL/L).
Assim, este experimento pode ser usado no contexto de resolução de um problema real mais amplo: verificação do cumprimento ou não da norma do CNP por diferentes postos degasolina na cidade de Piracicaba. Usando o método de determinação de teor de álcool
na gasolina, que é baseado na diferença de solubilidade do álcool na gasolina (mistura de hidrocarbonetos) e na solução aquosa de NaCl (substância polar), podendo ser observadas através das reações intermoleculares.

2. Palavra-Chave

Determinação do teor de álcool na gasolina, álcool, gasolina, interaçãointermolecular.

3.OBJETIVO

Reconhecer a interação intermolecular entre o álcool e a gasolina. Determinar o teor de álcool em algumas amostras de gasolina e verificar se as mesmas estão dentro das normas técnicas e em perfeitas condições de uso.

4. INTRODUÇÃO

As interações intermoleculares estão intimamente relacionadas com as propriedades termodinâmicas de líquidos, sólidos e gases. Logo, oentendimento de tais forças intermoleculares é de extrema relevância se quisermos entender o comportamento de sistemas químicos a nível molecular.
Assim como as ligações químicas, as forças intermoleculares também são explicadas pela atração eletrostática entre nuvens de elétrons e núcleos atômicos. Elas são mais fracas, se comparadas às ligações covalentes ou iônicas. Mas elas sãosuficientemente fortes para sustentar uma lagartixa andando no teto, ou um inseto sobre a superfície da água.
As forças intermoleculares também são conhecidas como forças de van der waals. Tais forças são classificadas em três tipos: a primeira é chamada de dipolo- dipolo, a segunda são as ligações de hidrogênio e as mais fracas são chamadas de forças de van der waals.
Em moléculas constituídas de átomosdiferentes, os elétrons não são compartilhados de maneira equivalente. O comportamento de átomos em moléculas pode ser entendido através de uma série de conceitos. Em uma molécula composta de átomos com diferentes eletronegatividades, os átomos com menor eletronegatividade ficam com cargas parciais positivas, e os átomos com maior eletronegatividade ficam com cargas parciais negativas. O resultadodisto é que ocorre então uma polarização das ligações que refletirá na maneira como a molécula irá interagir. A interação dipolo-dipolo depende da orientação espacial dos dipolos interagentes, isto é, o momento de dipolo elétrico, µ, é uma grandeza vetorial. Todas as moléculas polares exibem dipolos elétricos que são ditos serem permanentes. A magnitude do dipolo molecular nos fornece uma medidada polaridade da molécula, logo, moléculas mais polares apresentam maiores dipolos elétricos, e moléculas com dipolo elétrico muito baixo ou zero são ditas serem apolares.
Uma vez que o hidrogênio é o menor átomo da tabela periódica, é possível que as duas moléculas entrem em contato muito próximo uma da outra. A combinação de alta polaridade da ligação H-D e o contato muito próximo resultam emuma interação particularmente forte. Na verdade, a interação é tão forte que é diferente das interações dipolo-dipolo convencional, e recebe o nome especial de ligação de hidrogênio.
Enquanto as forças intramoleculares mantêm os átomos em uma molécula, e constituem a base para a racionalização das propriedades químicas, as forças intermoleculares são responsáveis por todas as propriedadesfísicas da matéria. Como foi mostrado, as forças intermoleculares aumentam em força da seguinte forma:

dispersão < dipolo-dipolo < ligações de hidrogênio

À medida que a magnitude das forças intermoleculares aumenta, fica mais difícil de afastarmos uma molécula da outra. Portanto, podemos esperar que o ponto de fusão, por exemplo, seja maior para aquelas substâncias que possuam interações...
tracking img