Resumo pmbok

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (522 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PMBoK - Project Management Body of Knowledge
O PMBoK, ou Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, consiste em um conjunto de práticas em gestão de projetos publicado pela PMI(Project Management Institute), uma associação, sem fins lucrativos, de profisionais de gerência de projetos que buscam a excelência na área, promovendo o seu crescimento, divulgação, educação e valor nasorganizações e praticantes. Fundado nos Estados Unidos em 1969, o PMI é uma associação profissional mundialmente difundida, atualmente com meio milhão de membros em mais de 180 países.
Duas dasprincipais iniciativas do PMI na difusão do conhecimento em gerenciamento de projetos são as certificações profissionais em gerência de projetos — Project Management Professional (PMP) e CertifiedAssociate in Project Management (CAPM) — e a publicação de padrões globais de gerenciamento de projetos, programas e portfólio, sendo a mais popular delas o Guia do Conjunto de Conhecimentos emGerenciamento de Projetos (Guia PMBOK® - Project Management Body of Knowledge).
Editado na forma de livro, o Guia PMBOK está atualmente na quarta edição de 2008 e traduzido oficialmente para diversos idiomas,inclusive o português do Brasil. As edições anteriores foram publicadas nos anos de 1996, 2000 e 2004.
O PMBOK formaliza diversos conceitos em gerenciamento de projetos, como a própria definição deprojeto e do seu ciclo de vida. Também identifica na comunidade de gerenciamento de projetos um conjunto de conhecimentos amplamente reconhecido como boa prática, aplicáveis à maioria dos projetos namaior parte do tempo. Estes conhecimentos estão categorizados em nove áreas e os processos relacionados são organizados em cinco grupos ao longo do ciclo de vida do projeto.
Hermano Perrelli, emanálise ao PMBoK, afirma que precisamos tomar como áreas a se conhecer, ou Áreas de Conhecimento, as seguintes: tempo, escopo, recursos humanos, qualidade, integração, comunicação, custos, riscos e...
tracking img