Resumo Cap11 PMBOK

703 palavras 3 páginas
Gerenciamento dos riscos do projeto
Discente: Franciana Costa da Rocha
O Gerenciamento dos riscos do projeto tem por objetivo aumentar a probabilidade e o impacto dos eventos positivos e reduzir a probabilidade e o impacto dos eventos negativos no projeto. O projeto pode ser aceito se os riscos estiverem dentro das tolerâncias e em equilíbrio com as recompensas que podem ser obtidas ao assumir os riscos. Os riscos positivos oferecem oportunidades dentro dos limites de tolerância e podem ser adotados a fim de gerar valor aprimorado.

A elaboração do planejamento é importante para fornecer recursos, tempo suficiente para as atividades e para estabelecer uma base acordada para a avaliação dos riscos. O planejamento cuidadoso e explícito aumenta a probabilidade de êxito dos outros processos.
Identificar os riscos é outra etapa importante, a qual determina os fatores que podem afetar o projeto e documenta suas características para que a equipe possa antecipar os eventos. A identificação é feita por meio da Análise de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças (SWOT), essa técnica identifica as oportunidades do projeto resultantes das forças da organização, assim como as ameaças decorrentes das fraquezas. Essa análise também examina o grau com que as forças da organização compensam as ameaças e as oportunidades que podem superar as fraquezas.

Em seguida é feita uma análise qualitativa dos riscos que habilita os gerentes de projetos a reduzir o nível de incerteza e focar os riscos de alta prioridade. Uma análise de probabilidade é realizada para investigar a probabilidade de ocorrência de cada risco específico. E também uma avaliação do impacto para investigar o efeito potencial sobre um objetivo do projeto, como cronograma, custo, qualidade ou desempenho. Os riscos podem ser avaliados em entrevistas ou reuniões com participantes selecionados por sua familiaridade com as categorias dos riscos na agenda. São incluídos membros da equipe do projeto e pessoas competentes

Relacionados

  • FELIPE NARDI Proposta De Metodologia Para Sele O De Sistemas ERP Para Micro E Pequenas Empresas V9
    14090 palavras | 57 páginas