Resumo piratas vale do silicio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1461 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RELATÓRIO SOBRE O FILME PIRATAS DO VALE DO SILÍCIO


O filme Piratas do Vale do Silício (Pirates of Silicon Valley) ou Piratas da Informática como também é conhecido, foi uma produção de 1999 originalmente feita para TV. Contou com a direção de Martyn Burke e com os atores Noah Wyle e Anthony Michael Hall como Steve Jobs e Bill Gates, respectivamente. Além destes, também participaram do longaos atores Joey Slotnick como o co-fundador da Apple Steve Wozniak, Josn Hopkins como o co-fundador da Microsoft Paul Allen e John Di Maggio como Steve Ballmer. O enredo do filme trata da revolução causada por Jobs e Gates com suas idéias e ideais de levar os computadores para dentro das residências e para o uso das pessoas comuns. Porém, o longa vai além de contar a história do início da era dosComputadores Pessoais, ele nos mostra várias das características inerentes a um empreendedor, características essas presentes em Steve Jobs e Bill Gates.

O ano é 1971 e o local o campus da Universidade de Berkeley, a cena retrata um protesto estudantil contra a guerra do Vietnam e uma forte repressão policial. Em meio ao tumulto surgem as figuras de dois estudantes, meio nerds, meio hippies.Trata-se de Steve Jobs e Steve Wozniak. Já naquela primeira cena fica claro o perfil de Steve Jobs e isso pode até causar certa frustração nos menos avisados, que só conhecem a história recente do dono da Apple. Jobs, na verdade, revela-se um sonhador. O filme mostra bem o lado inquieto de Steve Jobs, sempre querendo algo mais, perturbado pelo mundo a sua volta. Já Wozniak é mais técnico e demonstragrande talento com equipamentos eletrônicos. No tempo livre do qual os dois dispõem no campus, enquanto Jobs reflete sobre o comportamento humano, filosofia e religião, Wozniak se ocupa com invenções despretensiosas e outras engenhocas, algumas das quais a dupla chega a comercializar no campus. Até então Jobs somente estudava, enquanto Wozniak já era funcionário da HP (Hewlett-Packard).

Já em1974, no campus da Universidade de Harvard, Bill Gates e seus amigos ocupavam suas horas livres entre revistas masculinas e rodadas de pôquer, tudo regado a muita cerveja. Gates já era obcecado por computadores e numa bela manhã Paul Allen entra no quarto de Bill para mostrar-lhe um artigo em uma revista especializada. O artigo falava do poderoso computador Altair. Constava que o fabricante estavaprocurando programadores que desenvolvessem uma nova linguagem para o equipamento. Allen e Gates desenvolvem uma linguagem e levam-na a sede da fabricante a fim de apresentá-la. Estava criada a linguagem Basic, primeiro produto da Microsoft.

Enquanto isso, em Berkeley, Jobs e Wozniak estão trabalhando em um computador de pequeno porte, para uso doméstico. Durante uma reunião de estudantes, adupla apresenta o protótipo do que viria a ser o primeiro computador da Apple. A apresentação gera um grande frenesi entre os presentes que ficam bastante entusiasmados com o que viram. Nesse momento o lado empreendedor de Jobs e seu talento para o marketing ficam visíveis. Ali ele a grande percepção do que viria a ser o negócio dos Personal Computers, os famosos PCs. A partir dessa percepção denegócio, Jobs resolve mudar radicalmente seu visual hippie e passa a usar um corte de cabelo mais conservador, além de cortar a barba. Tudo isso na esperança de ser mais bem aceito junto aos possíveis financiadores da empreitada que estava por vir.
Diante das diversas negativas dos bancos em conceder um empréstimo à Apple, Jobs resolve vender seu carro e investir tudo na empresa, que tinha como sedea garagem da casa dos seus pais. Eis que surge um investidor no caminho da Apple, interessado no trabalho de Jobs e Wozniak e nas possibilidades de lucro do negócio. O aporte inicial é de um quarto de milhão de dólares.
Com esse recurso a dupla Jobs e Wozniak lança na Feira de Computadores de São Francisco, em 1977, o famoso Apple 2. O computador faz um enorme sucesso na feira. E essa é outra...
tracking img