RESUMO PCN LÍNGUA PORTUGUESA

711 palavras 3 páginas
RESUMO DO PCNs DE LINGUA PORTUGUESA.

CARACTERISTICA DA AREA DE LINGUA PORTUGUESA

No que se diz respeito, fracasso escolar, tem sido a questão da leitura e da escrita. Seja porque a produção cientifica na área tornou possível repensar sobre as questões envolvidas no ensino e na aprendizagem da língua, o fato é que a discussão da qualidade do ensino avançou bastante. A futurologia dos anos 60 gostava de afirmar categoricamente que o mundo da escrita daria lugar ao mundo da imagem; que a mídia eletrônica destruiria o mundo cultural criado pelo livro impresso que propiciou a Historia, a Ciencia, e a literatura. Ser um usuário competente da escrita é cada vez mais, condição para efetiva participação social.
Mas não são os avanços do conhecimento científico por si mesmo que produzem as mudanças no ensino. É uma sequência verbal constituída por um conjunto de relações que se estabelecem a partir da coesão e da coerência. Pode-se considerar o ensino e a aprendizagem de língua Portuguesa na escola como resultantes da articulação de três variáveis: o aluno, a língua e o ensino.

DIVERSIDADES DE TEXTOS

Toda educação verdadeiramente comprometida com o exercício da cidadania precisa criar condições para o desenvolvimento da capacidade de uso eficaz da linguagem que satisfaça as necessidades pessoais – que podem estar relacionadas a ações efetivas do cotidiano, à transmissão e busca de informação; ao exercício da reflexão.

QUE ESCRITA CABE À ESCOLA ENSINAR
ALFABETIZAÇÃO E ENSINO DA LINGUA. A compreensão atual da relação entre a aquisição das capacidades de redigir e grafar rompe com a crença arraigada de que o domínio do bê-a-bá seja pré requisito para o inicio do ensino de língua e nos mostra que esses dois processo de aprendizagem podem e deve ocorrer de forma simultânea. Por trás da boa intenção de promover a aproximação entre crianças e textos há um equivoco de origem: tenta-se aproximar os textos das crianças – simplificando-os - , no lugar de

Relacionados

  • Diversos
    49798 palavras | 200 páginas