RESUMO PARA PROVA 2 BIMESTRES CO MARLI

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2567 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de junho de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
2º Bimestre
ESTRESSE
O ambiente de apreensão, conflito, transtornos da vida das pessoas, mudanças rápidas e inexoráveis e as pressões do trabalho são causas dessas condições de descontrole a que o ser humano está cada vez mais exposto.
O ambiente mais favorável a esse tipo de situação são as organizações. As pessoas expostas são os gerentes, os quais tem a função de definir objetivos e organizaras pessoas, resolver conflitos, tomar decisões, lidar com frustrações e correndo risco de errar.
FATORES DESENCADEADORES DE ESTRESSE
FATORES CONTRIBUÍNTES PARA O ESTRESSE OCUPACIONAL
Muitos fatores podem desencadear o estresse ocupacional, aqui serão listados alguns: Gerenciamento inadequado, Medo de fracassar, Chefia insegura, Conflito entre chefias, Longa jornada de trabalho, Não-participaçãoem decisões, Trabalho com alta concentração mental, Responsabilidade mal delegada, Estresse do “tempo se esgotando, Ambiente, Salário, Trabalho monótono, Bloqueio de carreira, Falta de motivação, entre outros.
Extra> Robbins (2005) destaca três conjuntos de fatores que agem como fontes potenciais ao estresse:
1. Fatores ambientais: as incertezas ambientais acabam influenciando o nível de estressedos funcionários dentro da organização sendo ela políticas, econômicas e tecnológicas.
2. Fatores organizacionais: existem vários fatores dentro de uma organização que podem levar o funcionário ao estresse, alguns desses fatores estão relacionados às demandas de tarefas, demandas de papéis, demandas interpessoais, estrutura organizacional, liderança organizacional e o estágio de vida de umaorganização.
3. Fatores individuais: são os fatores provocados no próprio indivíduo como problemas econômicos, familiares, pessoais, conjugais e também da própria personalidade do indivíduo.
Grupo e Equipe
O conceito de grupo, enquanto mero agregado de indivíduos e o de grupo psicológico correspondente à equipe formada por pessoas que se consideram como integrantes de uma determinada unidade, que serelacionam de uma maneira significativa e que compartilham das mesmas disposições e valores possuindo uma identidade coletiva.
EXTRA> Conceito de grupo
Tende a trabalhar voltado para um mesmo objetivo, com papéis e funções definidos.
Os integrantes do grupo geralmente não obtêm ótimos resultados como o esperado, porque na maioria das vezes ninguém sabe direito o que o outro pensa, devido à falta decomunicação. Não há presença de habilidades e a comunicação tende a ser defeituosa, descontrolada, como uma obrigação.
Cada um trabalha por si, ninguém ajuda ninguém e a tendência é haver uma “competição” entre os membros. No grupo podemos encontrar diversas deficiências, como por exemplo, as divergências em relação aos problemas de trabalho ou as diferenças dos valores pessoais de cada um, queacabam sendo manifestados no ambiente de trabalho, tornando as pessoas falsas, fingindo ser o que não são e principalmente, dizendo dar conta de um trabalho que não podem realizar sozinhas.
Nos trabalhos em grupo, os líderes estão afastados, distantes dos integrantes, surgem apenas para dar ordens ou broncas, quando um grande problema aparece É impossível as pessoas trocarem informações ou ideias,pois o clima entre os membros do grupo, nunca é favorável.
Quando as pessoas dirigem-se umas para as outras é para fazer críticas ou dar opiniões ofensivas, o que torna o clima ainda mais pesado. Feedback é uma palavra e uma atitude desconhecida, pois todos tendem a agir na defensiva, cada vez que se tenta utilizar essa técnica.
O grupo é um conjunto de pessoas com objetivos comuns, que na maiorparte das vezes, reúnem-se por afinidades. Se há respeito e benefícios emocionais ou psicológicos, os resultados podem ser aceitáveis ou até mesmo bons. Mas mesmo assim é um grupo e não uma equipe.
Definição de equipe
Completamente diferente do grupo, na equipe os membros estão voltados para os mesmos objetivos com papéis e funções BEM definidas e uma série de fatores positivos, como criatividade,...
tracking img