Resumo palestras unip

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1088 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A exposição que farei a seguir sobre as palestras assistidas, terão como base, a importância ou relação com minha área de atuação: Gestão de RH
1 – SUA EMPRESA VAI BEM?
MEG= MODELO EXCELÊNCIA DE GESTÃO
Práticas para gestão de pessoas:
Com a avaliação da gestão com base no MEG, é possível identificar as práticas inexistentes ou divergentes do modelo, visando a busca de ações para melhorias dagestão e também reconhecer as práticas que já aderem ao modelo, a sua eficácia, no que diz respeito à: estruturação e familiarização do colaborador com a empresa, o grau de exigência em relação ao desempenho e a devida retribuição quando é atingido o desempenho esperado, capacitação, qualidade de vida, etc.
2- CONHECIMENTO – O SIGNIFICADO E A IMPORTÂNCIA DA LÓGICA
Razão = trabalha com arealidade das coisas e/ou dados. Não deve-se trabalhar com “achômetros”. A razão não é adquirida através da experiência, esta é inata ao ser humano. A razão vive em busca da “verdade”, ou seja, da comprovação, da fundamentação.
Atividade Racional = quando tratamos sobre um tema devemos ter sempre uma argumentação. Esta argumentação deve ser comprovada.
Conhecimento Racional = total das informaçõesadquiridas de forma universal mas a experiência pessoal.
A habilidade mais importante que separa os profissionais inovadores dos não criativos é a associação, ou seja a capacidade de conectar ,com sucesso, questões ou ideias de diversos campos sem relação aparente.
Conhecimento perde atualidade, e desta forma, se faz necessária uma capacitação constante. O RH das empresas pode e deve favorecer aaquisição e o desenvolvimentos de novos conhecimentos à seus colaboradores.
3- OS DESAFOS BRASILEIROS PARA A SUSTENTABILIDADE
Foi importante aprender que o conceito de sustentabilidade não esta ligado a proteção do meio ambiente e sim a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade.
O RH da empresa, tendo sua visão voltada a gerir pessoas, capacitar,motivar, fica sendo o setor com a maior capacidade de desenvolver, aplicar e influenciar seus funcionários a praticas voltadas a sustentabilidade.
Um item muito interessante da palestra diz respeito a empregabilidade, termo este usado para as profissões com “prazo de validade”. O RH da empresa deve se preocupar em capacitar seus funcionários, acompanhado as novas tecnologias e tendências do mercadopara uma maior manutenção e aproveitamento dos colaboradores na empresa.
4- PERSPECTIVAS DA ECONOMIA GLOBAL PARA 2012
Com o desenvolvimento da economia brasileira, as empresas estão investindo mais no país, passando a produzir mais e com isso tendo a necessidade de fazer contratações de mais funcionários. Uma das consequências dessas contratações, é a migração de um grande numero de profissionaisque atuavam no mercado informal para o formal.
O setor de RH deve integrar esses funcionários a empresa, dando todo apoio necessário a adaptação destes a essas novas características de trabalho.
5- COACHING – A ARTE DE DESENVOLVER LIDERANÇAS NA ORGANIZAÇÃO
O processo de coaching tem por objetivo ajudar os funcionários de uma empresa a aumentar seu potencial e trazer mais resultado para aempresa ou para seu próprio trabalho/carreira.
Para um bom processo de coaching , existem muitas características importantes que um líder deve ter. São elas: Estar de acordo com a missão e valores da empresa, capacidade de criar uma visão, inspirar os outros em prol desta visão, comunicar claramente, motivar as pessoas, dar feedback, utilizar os talentos de cada um, criar uma equipe que trabalhe emconjunto, gerenciar conflitos, tomar decisões, ser líder pelo exemplo, reconhecer trabalhos e pessoas e celebrar vitórias. Os lideres são responsáveis por guiar a empresa e desenvolver outros lideres.
Um líder, por estar em contato direto, tem mais condições de identificar funcionários com características de liderança, desenvolvê-los e capacitá-los para exercer tal função na empresa....
tracking img