RESUMO NR18

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1066 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
A construção civil no Brasil está passando por uma fase de crescimento e valorização, principalmente devido ao advento da Copa Mundial de Futebol em 2014 e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos que ocorrerão na cidade do Rio de Janeiro em 2016. Novas tecnologias construtivas estão sendo empregadas e as preocupações com a sustentabilidade e a segurança do trabalho passaram a seremquestões fundamentais dentro do processo produtivo. A Indústria da Construção Civil é um dos setores que mais geram emprego. Entretanto, devido à falta de qualificação de seus profissionais e o descaso de algumas empresas é também, um dos setores com o maior número de acidentes e doenças profissionais. Ao se trabalhar com prevenção orientando gestores e trabalhadores em questões relacionadas aosprocedimentos corretos no processo produtivo, cria-se uma cultura de segurança. A qualidade de vida no ambiente de trabalho reduz drasticamente acidentes e doenças ocupacionais.















A Segurança do Trabalho na realidade da construção civil
A construção civil é um dos setores da economia brasileira que direta ou indiretamente proporciona emprego a uma grande massa de trabalhadores. Entretanto étambém, uma das áreas com maior número de acidentes. A retomada das obras de infraestrutura e a crescente evolução na construção imobiliária elevou no Brasil o número de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, originados pelas más condições ambientais. Segundo o Ministério da Previdência Social em seu Anuário Estatístico de Acidentes do Trabalho (AEPS 2010), no ano de 2010 houve uma reduçãodas notificações referente ao número de acidentes. Foram notificados 701.496 acidentes de trabalho, enquanto que no ano de 2009 foram notificados 733.365 acidentes. Os acidentes de trajeto tiveram um aumento de 5,11%. Já as mortes decorrentes de acidentes no ambiente de trabalho cresceram 11,4% em 2010 se comparado ao ano de 2009. A preocupação com a prevenção de acidentes deve ser um trabalhocontinuo. Dentro deste processo, a participação ativa de gestores e trabalhadores com procedimentos corretos no ambiente de trabalho são fundamentais. Este processo gera redução dos riscos ocupacionais. O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) aprovou através da Portaria 3214 de 08 de junho de 1978 as Normas Regulamentadoras-NR que consolidam as Leis do Trabalho, conforme Capítulo V, Título II,relativo à Segurança e Medicina do Trabalho da Constituição Brasileira. IX CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO 20, 21 e 22 de junho de 2013 8 A NR 18 refere-se especificamente as Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção. Foi elaborada para atender as atividades da construção civil que estão relacionadas no quadro da Classificação Nacional de Atividade Específica - CNAE.Em seu item 18.1, a norma estabelece como objetivo a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança dentro dos processos e condições do meio ambiente de trabalho. Apesar de que em estabelecimentos com 20 ou mais trabalhadores ser obrigatório à implementação do Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção – PCMAT, observa-se que a efetivaatuação da segurança no ambiente de trabalho ainda deixa a desejar. Entre os problemas encontrados estão à mão-de-obra desqualificada, a falta de treinamento, a despreocupação com o ambiente de trabalho e a falta de compromisso por parte das empresas e empregados.
Em agosto de 2012, um operário sofreu um grave acidente em seu ambiente de trabalho. Uma barra de ferro de 300 quilos atingiu sua cabeçapenetrando pela parte alta do crânio e saindo entre os olhos, a um centímetro do olho direito.






Os riscos do ambiente de trabalho
Mundialmente a atividade da indústria da construção civil é considerada perigosa, pois expõe os trabalhadores a variados riscos ocupacionais, com especificidades e intensidades que dependem diretamente do tipo da construção, da etapa da obra e da...