Resumo normas abnt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7310 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas

NBR 14565 Jul 2000

Procedimento básico para elaboração de projetos de cabeamento de telecomunicações para rede interna estruturada.

Sumario
Prefácio
Introdução
1. Objetivo
2. Referencia Normativa
3. Definições
4. Simbologia
5. Disposições Gerais
6. Materiais Utilizados
7. Projeto de Cabeamento deTelecomunicações para Rede Interna Estruturada em Edificações Comerciais
8. Proteção Elétrica
9. Administração da Rede Interna Estruturada
10. Exemplo de Projeto

Prefacio

A ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas – é o Fórum Nacional da Normalização. As Normas Brasileiras, cujo conteúdo é de responsabilidade dos Comitês Brasileiros (ABNT / CB) e dos Organismos de NormalizaçãoSetorial (ABNT / ONS), são elaboradas por Comissões de Estudo (CE), formadas por representantes dos setores envolvidos, delas fazendo parte: produtores, consumidores e neutros (universidades, laboratórios e outros).

Os Projetos de Norma Brasileira, elaborados no âmbito dos ABNT / CB e ABNT / ONS, circulam para Consulta Pública entre os associados da ABNT e demais interessados.

IntroduçãoEntende-se por rede interna estruturada aquela que é projetada de modo a prover uma infra-estrutura que permite evolução e flexibilidade pra serviços de telecomunicação, sejam de voz, dados, imagens sonorização, controle de iluminação, sensores de fumaça, controle de acesso, sistema de segurança, controle ambiental (ar condicionado e ventiladores) e Considerando-se a quantidade e a complexidadedestes sistemas, é imprescindível a implementação de um sistema que satisfaça às necessidades iniciais e futuras em telecomunicações e que garanta a possibilidade de reconfiguração ou mudanças imediatas, sem a necessidade de obras civis adicionais.

1. Objetivo

1. Esta norma estabelece os critérios mínimos para elaboração de projetos de rede interna estruturada de telecomunicações emedificações e uso comercial, independente do seu porte.

2. Esta Norma se aplica em edifícios e a conjuntos de edifícios situados dentro de um mesmo terreno em que se deseja a implantação de uma rede interna estruturada.

2. Referência Normativa

A norma relacionada a seguir contem disposições que, ao serem citadas neste texto constituem prescrições para esta Norma. A edição indicadaestava em vigor no momento desta publicação. Como toda norma esta sujeita a revisão, recomendam-se aqueles que realizam acordos com base nesta que verifiquem a conveniência de se usar a edição mais recente da norma citada a seguir. A ABNT possui a informação das normas em vigor em um dado momento.

NBR 13300: 1995 – Redes telefônicas internas em prédios – terminologias

3. Definições

Paraos efeitos desta Norma, aplicam-se as definições da NBR 13300 e as seguintes.

1. Áreas de trabalho (ATR): Área interna de uma edificação que possui pontos de telecomunicações energia elétrica onde estão conectados os equipamentos dos usuários.

2. Áreas úteis de escritório: Área de piso efetivamente utilizada como escritório em uma edificação.

3. Armário de telecomunicações (AT):Espaço destinado à transição entre o caminho primário e o secundário, com conexão cruzada, podendo abrigar equipamentos ativo.

4. Cabeamento centralizados: Configuração de cabeamento da ATR ao dispositivo de conexão centralizado, usando a passagem de cabos contínuos (modo direto), ou dispositivos de interconexão intermediários ou emendas nos AT.

5. Cabeamento estruturado: Instalação decabos seguindo o conceito de redes estruturadas.

6. Cabo de fibra óptica: Cabo composto por uma ou mais fibras ópticas internas.

7. Cabo de interligação externa: Cabo que interliga os distribuidor geral de telecomunicações (DGT) aos distribuidores de intermediários (DI) de edificações independentes que fazem parte do mesmo sistema.

8. Cabo interligação interna: Cabo que...
tracking img