Resumo das normas da abnt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2002 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Síntese das Normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para Trabalhos de Conclusão de Curso.



1. Fundada em 1940, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é uma entidade privada, sem fins lucrativos e responsáveis pela normalização técnica no país. Segundo as normas da ABNT (NBR 14724, 2005), um TCC deve conter uma estrutura dividida em elementos pré-textuais,elementos textuais e elementos pós-textuais. Estes, contudo, diferenciam-se na forma de apresentação, quando correspondem a uma Monografia ou a um Artigo Científico. Neste estudo, aparecem as descrições resumidas dos elementos constantes no TCC.




2. ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS



1. CAPA:

Deve conter as seguintes informações:

a) Nome da Universidade, do Instituto e Curso;b) Nome dos autores;

c) Título, que deve ser claro e preciso, identificando o conteúdo do trabalho. Se houver subtítulo, este deve ser claro e evidenciar sua subordinação ao título principal;

d) Local (cidade onde se localiza a Instituição que o trabalho será apresentado);

e) Ano da apresentação do trabalho.




2. FOLHA DE ROSTO:

Deve conter asseguintes informações:

a) nome do autor;

b) título, que deve ser claro e preciso, identificando o conteúdo do trabalho; subtítulo, se houver, deve ser claro e evidenciar sua subordinação ao título principal;

c) natureza do trabalho (ex: Pesquisa integrada Ensino, Pesquisa e Extensão do EAD) e objetivo (Requisito para aprovação em atividade de Extensão), nome da Instituição que é submetido; nomedo orientador e, se houver do co-orientador. Esses dados devem ser digitados a partir da metade da folha, do lado direito, com parágrafo justificado, fonte 12 e espaçamento simples;

d) local (cidade onde se localiza a Instituição que o trabalho será apresentado);

e) ano da apresentação do trabalho.

FOLHA DE ROSTO - VERSO: deverá constar uma ficha catalográfica elaborada por umbibliotecário conforme o Código de Catalogação.

3. DEDICATÓRIA:
Folha opcional a ser utilizada pelo autor para prestar uma homenagem ou dedicar seu trabalho, de forma sóbria e breve.


4. AGRADECIMENTOS:
Folha opcional onde o autor dirige palavras de reconhecimento a pessoa(s) e /ou instituição (ões) que tenha(m) contribuído de maneira relevante para a elaboração do trabalho.


5.EPIGRAFE:
Folha opcional onde o autor inclui uma citação que mantenha coerência com o tema abordado no trabalho. Após a citação, deve vir o nome do autor da citação ou, caso não haja, redigir a palavra “anônimo”.


6. RESUMO EM PORTUGUÊS:
Esta folha deve, concisa e objetivamente, informar ao leitor, os pontos mais relevantes do trabalho, dando a ele a possibilidade de decidir sobre aconveniência da leitura além da compreensão do assunto sem dificuldades. O texto deve ser composto por uma seqüência de frases correntes e, como sugestão, que sejam destacados o tema, a finalidade, a metodologia empregada, os resultados e as conclusões. O resumo deve ser redigido em parágrafo único, em espaço simples, com no máximo 500 palavras, seguido das palavras-chave e de preferência naterceira pessoa do singular. Sua redação não deve conter quadros, tabelas, gráficos, ilustrações, equações, fórmulas, abreviações, siglas, símbolos e citações.



7. ABSTRACT (em inglês):
Elemento elaborado com as mesmas características do resumo em português para fins de divulgação.



8. LISTA DE ILUSTRAÇÕES (OU FIGURAS):
Consistem numa listagem com a numeração, o título e apágina de todos os desenhos, fluxogramas, fotografias, mapas e outros. Essas ilustrações devem ser elaboradas de acordo com a ordem apresentada no texto, exceto aquelas que se localizam nos Apêndices e Anexos.
Exemplo:

Figura 1 – Mapa do Estado de São Paulo – Vias Férreas – 1950 -...................................59
Figura 2 – Fotografia da Estação Ferroviária de Ribeirão Preto – 1958...
tracking img