conjunção paradoxal entre o novo e o tradicional. O autor mostra que Montesquieu é visto em algumas disciplinas como o pai da sociologia: ora como inspirador do determinismo geográfico, e quasesempre como aquele que desenvolveu na ciência política a teoria dos três poderes, que permanece ainda hoje.
O pensamento de Montesquieu teve uma importantíssima contribuição para a construção da históriados regimes políticos. Apesar de ser um membro da nobreza, ele não tem como objeto de reflexão política a restauração de poder de sua classe, mas sim como tirar partido de certas características dopoder no regime monárquico para dotar de maior estabilidade os regimes que viriam a resultar nas revoluções democráticas. Vale ressaltar a preocupação central de Montesquieu para compreender adecadência nas monarquias, os conflitos intensos que minaram sua estabilidade e que ele identifica de moderação.
Para Montesquieu segundo J. A. Guilhon Albuquerque a moderação é a pedra de toque dofuncionamento estável dos governos, sendo assim é preciso encontrar os mecanismos que a produziram nos regimes do passado e do presente para propor um modelo ideal para o futuro. O autor cita Louis Althusser,que em sua tese sobre Montesquieu, ressalta com muita persistência a contribuição de Montesquieu para a adoção de um conceito de lei cientifica nas ciências humanas, já que o mesmo introduz o conceitode lei no inicio de sua obra fundamental “O espírito das leis”. Montesquieu faz uma definição de lei no qual para ele as leis são as relações necessárias que derivam da natureza das coisas, sendo assimtodos os seres possuem suas leis onde tendem a seguir sua ordem natural, ou seja, existe alei divina a dos animais e a lei dos homens.
De acordo com o autor Montesquieu estabelece uma ponte com asciências empírica e particularmente com a física newtoniana, que ele parafraseia. Com isso ele rompe com a tradicional submissão da política á teologia, trazendo a política para fora do campo da... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2014, 03). Resumo montesquieu sociedade e poder. TrabalhosFeitos.com. Retirado 03, 2014, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Montesquieu-Sociedade-e-Poder/49269126.html

MLA

"Resumo montesquieu sociedade e poder" TrabalhosFeitos.com. 03 2014. 2014. 03 2014 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Montesquieu-Sociedade-e-Poder/49269126.html>.

MLA 7

"Resumo montesquieu sociedade e poder." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 03 2014. Web. 03 2014. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Montesquieu-Sociedade-e-Poder/49269126.html>.

CHICAGO

"Resumo montesquieu sociedade e poder." TrabalhosFeitos.com. 03, 2014. Acessado 03, 2014. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Montesquieu-Sociedade-e-Poder/49269126.html.