Resumo matematica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (676 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ
CURSO: PEDAGOGIA
TURMA: 4PG1V TURNO: TARDE SEMESTRE: 4º
PROFESSOR: JOÃO BATISTA
ALUNO: LUCIENE LIMA NEVES
RESUMO DO TEXTO: LOPES, A GEOMETRIA, ASCRIANÇAS E A REALIDADE. Antonio José

O ser humano é um ser visual e nossos olhos são a principal porta de entrada para o desenvolvimento de idéias geométricas.
Os primeiros passos para aaprendizagem de geometria, um conhecimento essencialmente visual deve privilegiar o que se aprende com os olhos e com as mãos. Não com os ouvidos.
Houve um tempo em que se acreditava que, para aprender osconceitos geométricos, as crianças precisavam prestar muita atenção às definições explicadas pelos professores e decorar cada formulação.
Ninguém aprende o que é um polígono convexo ouvindo ou lendo umtexto que mais parece uma bula de remédio.
Entretanto era assim que ensinava Geometria há cinqüenta anos. Felizmente, os estudos modernos trouxeram idéias importantes para entender a maneira pelaqual as crianças aprendem. E isso mudou o ensino de Geometria.
Ao entrar na escola, as crianças já sabem muitas coisas de Geometria e ele não vai aprender melhor Geometria se a escola desprezar ascoisas que ele já sabe e já fez. Ele não vai aprender Geometria significativa só por ouvir uma definição de hexágono, diagonal ou outra qualquer.
O papel do professor é promover situações que levem osalunos a expressar tudo isso que eles já sabem (sem nunca ter pensado nisso), conversar a respeito e fazer coisas de natureza geométrica.
O professor ajuda a criança a organizar os conhecimentos queela já tem para ampliá-los, refiná-los e avançar para novos conceitos, mais complexos.
Uma criança em idade escolar não precisa que os adultos lhe digam o que é um ponto, uma reta ou um círculo. Ela jáabsorveu essas idéias, relacionadas com o dia-a-dia, com situações desafiadoras que contribuam para promover novas descobertas.
A Geometria pode, e deve ser explorada a partir de situações simples...
tracking img