Resumo manifesto comunista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (433 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Em todas as sociedades que existiram até hoje, sempre houve a luta de classes. Em geral, a burguesia e o proletariado. Alguns fatores como descoberta da América e a circunavegação da Áfricaofereceram a burguesia um novo campo de ação. A antiga organização feudal já não podia dar conta das necessidades da população. Os mercados ampliavam-se cada vez mais, a manufatura tornou-se insuficiente eocorreu a revolução industrial.
Com a revolução industrial, ocorreu uma grande evolução do comércio, navegação, meios de comunicação, etc. A própria burguesia moderna é um produto desse longoprocesso de desenvolvimento.
Cada etapa da evolução da burguesia era acompanhada por um progresso político, o governo não é nada mais que um comitê para gerenciar os interesses da burguesia.
E aburguesia simplesmente reduziu praticamente tudo a relações monetárias. Ela existe com função de revolucionar continuamente os instrumentos de produção, relações de produção e relações sociais. Elafez com que os homens encarassem com serenidade suas condições de existência. Resumindo, ela criou um mundo à sua imagem e semelhança.
A consequência dessas transformações foi a centralizaçãopolítica, províncias independentes foram ligadas a uma só nação, um só governo, uma só lei.
As armas que a burguesia usou nesse tempo, voltam hoje contra ela. Ela não só forjou as armas, como forjouos homens que manejarão elas. Esses operários são mercadorias, sujeitos à concorrência, e o crescente emprego das máquinas tira todo o seu valor. Assim, não são somente escravos da burguesia, mas simdas máquinas, do chefe e dos donos da fábrica. Logo que eles nascem começa a sua luta contra a burguesia. E não se limitam a atacar as relações, atacam os instrumentos. Destroem mercadoriasconcorrentes, quebram máquinas e queimam fábricas, isso para reconquistar a posição de artesão da Idade Média.
Das classes que enfrentaram a burguesia, só o proletariado é uma classe verdadeiramente...
tracking img