Petroleo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1121 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 ) Histórico do petróleo
Há inúmeras teorias sobre o surgimento do petróleo, porém, a mais aceita é que ele surgiu através de restos orgânicos de animais e vegetais depositados no fundo de lagos e mares sofrendo transformações químicas ao longo de milhares de anos. Substância inflamável possui estado físico oleoso e com densidade menor do que a água. Sua composição química é a combinação demoléculas de carbono e hidrogênio (hidrocarbonetos). O primeiro poço de petróleo foi descoberto nos Estados Unidos – Pensilvânia – no ano de 1859. Ele foi encontrado em uma região de pequena profundidade (21m). Ao contrário das escavações de hoje, que ultrapassam os 6.000 metros.
2)Onde estão localizados os poços de petróleo brasileiras ?
No Brasil, a primeira sondagem foi realizada em São Paulo,entre 1892-1896, por Eugênio Ferreira de Camargo, quando ele fez a primeira perfuração na profundidade de 488 metros; contudo, o poço jorrou somente água sulfurosa. O primeiro poço do Brasil foi descoberto no Lobato (periferia de Salvador) em 1939.
Após a descoberta em 1939 (Lobato/BA) e 1941 (Candeias/BA), as perfurações prosseguiam em pequena escala, até que, em 3 de outubro de 1953, depois deuma campanha popular, o presidente Getúlio Vargas instituiu o monopólio estatal da pesquisa e lavra, refino e transporte do petróleo e seus derivados e criou a Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras. Em 1969, a Petrobras descobriu o primeiro campo offshore, em Sergipe, Entretanto, foi em Campos/RJ (1974), no litoral fluminense, que a Petrobras encontrou a bacia que se tornou a maior produtora depetróleo do país. Em 2007 a Petrobras revelou a megajazida de Tupi, localizada em rochas permeáveis abaixo de uma camada de sal de até 2 km de espessura, sob o leito do oceano Atlântico, numa profundidade de até 7 mil metros.
3)Quando cada poço produz?
Hoje, a maior parte da produção nacional vem da bacia de Campos, com cerca de 52.600 m³ (330.000 barris) por dia, sendo Namorado o campo de ondemais se produz, com cerca de 7.750 m³ (48.000 barris) por dia. O campo que mais produziu até hoje foi o de Água Grande, na Bahia, com um total acumulado de 42,9 milhões de m³ (274 milhões de barris). No Recôncavo Baiano já foram produzidos mais de um bilhão de barris de petróleo.

4) Tipos de petróleo
- Petróleo Brent: petróleo produzido na região do Mar do Norte, provenientes dos sistemas deexploração petrolífera de Brent e Ninian. É o petróleo na sua forma bruta (crú) sem passar pelo sistema de refino. 
- Petróleo Light: petróleo leve, sem impurezas, que já passou pelo sistema de refino. 
- Petróleo Naftênico: petróleo com grande quantidade de hidrocarbonetos naftênicos. 
- Petróleo Parafínico: petróleo com grande concentração de hidrocarbonetos parafínicos. 
- Petróleo Aromático:com grande concentração de hidrocarbonetos aromáticos.

5) Qual a função da refinaria do petróleo
A primeira etapa do processo de refino de petróleo é a destilação primária, através da qual são extraídas do petróleo as principais frações que dão origem à gasolina e ao óleo diesel, toda a nafta, os solventes e querosenes (de iluminação e aviação), além de parte do GLP (gás de cozinha). Emseguida, o resíduo da destilação primária é processado na destilação a vácuo, onde é extraída do petróleo mais uma parcela de diesel, além de frações de um produto pesado chamado de gasóleo, que pode ser destinado à produção de lubrificantes ou a processo mais sofisticado, como o craqueamento catalítico, onde é transformado em GLP, gasolina e óleo diesel; o resíduo da destilação a vácuo pode ser usadocomo asfalto ou destinado à produção de óleo combustível. Uma série de outras unidades de processo destina-se a transformar frações pesadas do petróleo em produtos mais leves e ao tratamento de todas as frações destiladas, de forma a colocar os produtos nas especificações para o consumo. Na indústria de refino como um todo o principal objetivo é obter do petróleo processado o máximo possível de...
tracking img