Resumo macbeth

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2458 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue de teu irmão clama da terra a mim. ( Gn. 4:10 )

Sinopse:
'' Macbeth é uma peça que trata de ambições frustradas e ganância. Macbeth e seu amigo, Banquo, voltavam vitoriosos de uma batalha pelo reino da Escócia quando encontraram três bruxas. As estranhas irmãs saudaram Banquo como o paide reis e a Macbeth como Barão de Cawdor, que se tornará rei. Pouco depois, Macbeth descobre que o Rei Duncan acabara de tornar Macbeth Barão de Cawdor. A estranha ocorrência depois das profecias das bruxas fica na cabeça de Macbeth e ele escreve a sua mulher sobre isso. Lady Macbeth, ambiciosa e impiedosa, vê o que deve ser feito após ler a carta de Macbeth. Eles devem matar o Rei e tomar o trono.Em breve, Duncan deveria ir ao castelos deles, para passar a noite. Macbeth e sua mulher tramam para matar o Rei e se tornarem os novos governantes da Escócia. Mesmo em dúvida a princípio, Macbeth mata Duncan e um de seus empregados. Lady Macbeth toma a faca e encontra sangue em suas mãos, então eles as lavam antes de despertar os outros para avisá-los sobre os assassinatos.Macbeth se torna rei,mas logo começa a temer Banquo, que ouvira as profecias das bruxas, e a invejá-lo, pois ele seria pai de reis. Inevitavelmente, Macbeth assassina Banquo. Entretanto, os assassinatos ficaram em sua mente a atormentá-lo e ele vê o fantasma de Banquo o perseguindo à mesa. A medida que Macbeth fica mais nervoso, e com maior culpa escondida, suas ações se tornam mais cruéis. Ele mata a mulher e osfilhos de Macduff, seu rival, e ouve das bruxas que ninguém nascido de uma mulher poderia matá-lo. Macduff se alia ao filho de Banquo e herdeiro do trono, para enfrentar Macbeth. Eles levam um exército, lutam e destroem a fortaleza de Macbeth. Macbeth, culpado e descontrolado, descobre que sua mulher enlouquecera atormentada pelos crimes que cometera havia se matado. Macbeth luta com Maduff e descobreque ele nascera por uma cesariana e não um parto natural, driblando a profecia. Macbeth é morto e os herdeiros de Banquo tomam o trono.’’(www.netsabercom.br)

Num mundo onde a violência é cada vez maior, ler e entender esta obra nos ajuda a visualizar o caráter daquele que perde a noção do certo e errado , o respeito ao outro e as razões que levam muitos aocaminho do crime como forma de vida.
A alma é golpeada de morte quando a ambição desmedida sacrifica conceitos éticos e morais para entronizar a sede de poder no coração do homem.
O rei Duncan e o tirano Macbeth são forças antagônicas a permear o enredo da peça. O fantasma do rei morto é o sinete da imortalidade, o sino da ética, a humilde voz da consciênciasufocada pela vaidade do tirano. As alucinações com o sangue sempre presente nas mãos dão coesão temática ao texto. Se o salário do pecado é a morte, então o sangue inocente a clamar nas consciências culpadas é o algoz da mente corrupta.
Segundo a bíblia há dois reinos em luta no coração do homem: o reino da carne e o do espírito. Depende de nós; alimentarmos a liberdade quevem de sermos capazes de escolher o que é melhor para nós ou entregar-nos à tirania dos sentidos.
Macbeth é uma peça sobre a alma de um líder que sacrifica a vida de todos a sua volta para satisfazer seus caprichos e ambição. O retrato de uma nação corrompida por causa da corrupção de seu dirigente. Ross diz, ‘’ Ai, pobre pátria! Mal se conhece a si mesma ! Não se pode chamar de nossamãe, mas nosso túmulo, onde só sorri aquele que nada sabe...” ( IV – III)
Para muitos é uma peça sangrenta e violenta. Nenhum dos crimes , porém, ocorrem no palco, mas poderosamente descritos em cena.
Segundo a minha leitura , no entanto, este texto é um monumento àquilo que o homem tem de mais precioso - sua consciência.
Foi escrita em 1606, provavelmente como um...
tracking img