Resumo livro saber ver a arquitetura- cap 2

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (474 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A incompreensão do homem sobre o espaço aliada com a ineficaz difusão sobre o estudo do mesmo, é um dos principais fatores responsáveis pela ausência de uma história satisfatória sobre a arquitetura.A distinção da arquitetura das outras artes deve-se ao fato de incluir o homem junto ao vocabulário tridimensional. Ao representarmos a planta de uma construção, observamos somente a altura, ocomprimento e largura da fachada. O que demonstra a falta de compreensão do espaço por parte do ser humano. A arquitetura não é somente o conjunto desses elementos, mas sim a inclusão do homem neles,formando o espaço interior em que vivem. Saber vê-la é essencial para compreender as edificações e suas estruturas.
Muitas vezes nos prendemos a observar somente quatro fachadas que constituem uma obraarquitetônica. Entretanto, por mais belas que sejam formam apenas o externo. Sendo às vezes equivocadamente consideradas mais importantes que o conteúdo, o espaço interno.
A descoberta da perspectivapermitiu a melhor representação do espaço interno e externo da arquitetura, que aliada com a fotografia teve uma grande difusão. Porém, foi o conhecimento de uma quarta dimensão da perspectiva queproporcionou a chamada Revolução Cubista. O elemento se baseava no deslocamento do ângulo visual, ou seja, no tempo. Esta nova descoberta proporcionou a melhor visualização da forma externa e do conteúdointerno.
Dessa forma, o problema para compreender melhor a arquitetura parecia resolvido. No entanto, foi verificado que o espaço arquitetônico não se limita somente a essas dimensões. O ponto devista humano é o que lhe determina. O que explica a impossibilidade de compara-lo com as dimensões da pintura e escultura.
Para definir o que é arquitetura devemos, portanto, levar em conta aexistência de um espaço interior, mas não somente do interno de um edifício. A arquitetura estende-se na cidade, onde a obra do homem formou locais vazios, que são espaços fechados e também em espaços...
tracking img