Resumo livro empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1185 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cap. 5. – (79 a 110)

O plano de negócios

O plano de negócios é parte fundamental do processo empreendedor.
A principal utilização do plano de negócios é a de prover uma ferramenta de gestão para o planejamento e desenvolvimento inicial de uma start-up.

O que é um plano de negócios?
O plano de negócios é um documento usado para descrever um empreendimento e o modelo de negócios quesustenta a empresa. Sua elaboração envolve um processo de aprendizagem e autoconhecimento.
Cada uma das seções do plano tem específico. Um plano para uma pequena empresa pode ser menor do que o de uma grande organização.


Por que planejar?

O índice de mortalidade das micro e pequenas empresas brasileiras, no primeiros anos de existência, atinge percentuais próximos aos 70% ou mais e mesmo nosE.U.A. pais referencia em empreendedorismo a mortalidade também é alta, chegando a índices próximos aos do caso brasileiro, acima de 50% em algumas áreas de negócio.

Qual o principal motivo para esse péssimo desempenho?
Apenas 2% dos casos tem do fracasso americano tem origem desconhecida, os demais 98% podem ser agrupados e resumidos em uma única conclusão: falha ou falta de planejamentoadequado do negócio.
No Brasil é muito parecido, pois em 1° lugar aparece a falta de planejamento, seguido de deficiências de gestão (gerenciamento do fluxo de caixa, vendas, comercialização de produtos, desenvolvimento de produtos)
O plano de negócios aumenta em 60% a probabilidade de sucesso dos negócios.
Ajuda a empresa a tomar as decisões mais acertadas.
Identificar oportunidades.
Seve desuporte para a venda de uma ideia ou projeto


Objetivos básicos relacionados ao Plano de negócios.

1 – Testar a viabilidade de um conceito de negócio;
2 – Orientar o desenvolvimento das operações e estratégia;
3 – Atrair recursos financeiros;
Transmitir credibilidade;
5 – Desenvolver a equipe de gestão.


Quando se considera o conceito de planejamento, têm-se pelo menos três fatorescríticos que podem ser destacados (Pinson & Jinnett, 1996):
1- Toda empresa precisa de um planejamento do seu negócio para poder gerenciá-lo e apresentar a sua ideia a investidores, bancos, clientes e etc.
2- Toda entidade financeira precisa de um plano de negócios da empresa requisitante para poder avaliar os riscos inerentes aos negócios.
3- Poucos empresários sabem como escreveradequadamente um plano de negócios, muitos não têm os conceitos básicos de planejamento, vendas, marketing, fluxo de caixa, ponto de equilíbrio, projeções de faturamento e etc. Quando entendem o conceito, geralmente não conseguem colocá-lo objetivamente em um plano de negócios.

É preciso não inserir no plano de negócios números recheados de entusiasmo ou fora da realidade, pois neste caso, pior quenão planejar é fazê-lo erroneamente, e pior ainda, conscientemente.

O plano de negócios é uma ferramenta dinâmica e deve ser atualizado constantemente, não deve ser esquecido. E no caso de empresas já em funcionamento, ele deve mostrar não apenas onde a empresa quer chegar, mas também onde a empresa está no momento.

Aspectos chave que sempre devem ser focados em qualquer plano denegócios:
1 – Em que negócio você está?
2 – O que vc realmente vende?
3 – Qual mercado é o seu mercado-alvo?

Um plano de negócios não possui uma estrutura rígida, pois cada plano tem uma particularidade. Uma estrutura de ema empresa de serviços e diferente do de uma empresa de fabricação de produtos.

Estrutura:

1-Capa.
Primeira parte da visualização. Deve ser limpa e só com as informaçõesnecessárias e pertinentes.

2 – Sumário.
Título de cada seção do plano e página. Principais assuntos relacionados em cada seção

3 – Sumário Executivo
É a principal seção do plano de negócios. Faz o leitor continuar ou não a leitura. Deve-se ter muita atenção e ser revisado várias vezes.
Contem a síntese das principais informações que constam no plano. Deve ser a ultima parte a ser escrita,...
tracking img