Resumo livro crime e castigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2491 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO CRIME E CASTIGO

Ele leu a carta que sua mãe havia lhe enviado, ficou perturbado pois nela constava que sua irmã iria se casar com Lújin, um homem rico, mas colocou isso como um sacrifício para que ambas mãe e irmã pudessem sobreviver, e para que futuramente Ródia trabalhasse para ele e garantisse seu futuro também.
Já o noivo de Dunia, pensava em fazê-las passar por necessidades, paraque ele viesse salva-las e se tornasse para elas a providência, que lhe seriam eternamente gratas por tudo.
Ródia ficou tomado pela raiva e resolveu que faria “aquilo” o mais rápido possível, de súbito resolveu procurar Razumíkhim, um antigo colega de faculdade, lhe pedir trabalho, afinal ele tinha que ganhar o suficiente para sustentar-se e sustentar sua mãe e irmã, mas na hora ele perde acoragem e vai embora.
Ródia estava se torturando dia após dia, se realmente teria coragem para cometer o crime. Acaba bebendo e sem forças para voltar ao apartamento, deita debaixo de uma árvore e adormece ali mesmo (sonha com sua cidade natal, com sua infância, sonha com uma égua onde homens bêbados a espancam até matar a pobre coitada). Acorda assustado, e da graças a DEUS por ter sido só umpesadelo.
Ele andava sobre a ponte quando ouviu Lisavieta conversar com um comerciante e sua mulher combinando de encontra-los no dia seguinte as sete horas da noite. Ródia já pensou em agilizar seu crime, era perfeito, pois a velhota estaria sozinha em casa sem a companhia de sua irmã postiça.
Ródia havia empenhado com a velhota um velho relógio de prata do pai e um anel que Dunia lhe dera delembrança recebendo apenas algumas notinhas. Na volta pra casa estava totalmente desnorteado e foi até uma taberna bem ruim, sentou-se e pediu chá, caiu em profunda meditação, até que começou a prestar atenção na conversa de 2 jovens que falavam da velha, de como ela tinha dinheiro, e de como era infame e má, que se alguém atrasasse 1 dia apenas o penhor era dar adeus ao bem penhorado.
A sua febreaumentara consideravelmente, agravada possivelmente por sua crise existencial.
Tratava agora dos últimos detalhes, precisava fazer um laço ao sobretudo para segurar a machadinha, achou debaixo do travesseiro uma camisa branca e velha, rasgou-a e fez uma tira e depois costurou no lado interno logo abaixo a manga do sobretudo de maneira que se colocasse a mão no bolso poderia segurar a ponta do machado.Imaginou cada passo, desceu e subiu várias vezes para ter noção do tempo que tinha.
Para enganar a velha e entrar no apartamento Ródia improvisou uma caixinha com uma tira de madeira e um pedaço de metal amarradas com um barbante em cruz e embrulhadas em um papel branco limpo ajustando o nó de maneira que fosse difícil para a velha desembrulhar lhe dando tempo (que estava nas mãos da velha mortaquando a encontraram).
Como já sabia dos passos de Nastácia, foi até a cozinha, mas Nastácia estava por ali. Saiu furioso. Quando chegou no portão viu a casa do caseiro, chegou até a porta, chamou-o baixinho e ninguém respondeu. Nesse instante algo brilhou debaixo do banco, um machado, era realmente um machado. Pegou o machado e saiu sereno, sem pressa para não levantar suspeitas.
Chegando aoapartamento da velha, tocou a sineta e a chamou por 3 vezes, parecia que a velha estava com o ouvido grudado a porta. A velha abriu uma frestinha da porta e Ródia com medo de que a velha se trancasse novamente puxou a porta e entrou. Falou a ela que precisava de dinheiro eu queira penhorar uma caixinha, a velha pega a caixinha e questiona Ródia onde ele a conseguiu. A velha irritada por estar muitoenrolado foi ao encontro de Ródia que lhe falava que era uma cigarreira de prata. Ródia não podia mais esperar e investiu o machado contra a velha, essa caiu ao chão, como ela levou as mãos a cabeça, Ródia a acertou mais 2 vezes, sempre com as costas do machado. Nesse instante começa uma busca desesperada pelo dinheiro, ele pega as chaves no bolso da velha e começa a procurar. Para um pouco...
tracking img