Resumo livro analise

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2368 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O presente trabalho solicitado pelo professor Alexandre Nunes tem como objetivo analisar os capítulos 5 ao 10, do livro “Analise Estrutural do Turismo” do autor Mário Carlos Beni.
O autor apresenta o Sistema de Turismo, proposta por ele , onde a ênfase se dá no planejamento para o desenvolvimento do país, construindo paralelos com o meio político, econômico e social.
O livro éconsiderado por muitos a “bíblia” do Turismo, e nos trás um estudo detalhado do espaço turístico, o perfil socioeconômico, estudo da ordenação geopolítica, previsões do comportamento do mercado, clusters, oferta e demanda, diagnósticos do turismo, entre outros.

CAPÍTULO 5
SUBSISTEMA DO MERCADO
A primeira idéia que temos do mercado é que é uma troca de produtos ou valores- o comercio. Quandonos aprofundamos mais vemos a relação que se estabelece entre a oferta e a demanda de bens, serviços e capitais.
No estudo desse mercado existem três questões centrais: o que produzir, como produzir e para quem produzir.
Demanda é quantidade de um bem ou serviço que os consumidores desejam e podem comprar a um dado preço em um dado tempo.Oferta é a quantidade de um bem ou serviço que chega aomercado por um dado preço em um dado período de tempo.
A demanda é determinada pelo preço do bem ou serviço sob analise, valor de outros bens ou serviços substitutivos ou complementares, nível e distribuição de renda,número e idade dos consumidores, preferências, fatores, toma-se apenas o mais influente dentre dele – o preço do bem de consumo- analisando-se como varia a quantidade de demanda emfunção da variedade do preço, supondo que as demais continuem constantes.
A oferta de um bem de consumo depende de seu preço de mercado e das condições em que é produzido, os quais constituem a chamada função de produção, que compreende a tecnologia utilizada e os preços dos insumos necessários.
CLASSIFICAÇÃO DOS MERCADOS
Os mercados têm sua própria classificação, uma delas bem conhecida éapresentada por Xavier Martini, para quem os mercados podem ser categorizados em três pontos de vista: a geografia,a temporal e da concorrência.
Existem formas e situações de mercado, da perspectiva da concorrência:
Concorrência pura ou perfeita: Situação de mercado em que há muitos produtores de modo que nenhum pode influenciar no preço, e o competidor novo tem a liberdade de produzir nasmesmas condições.
Concorrência imperfeita: Situação de mercado que se caracteriza pela capacidade de influenciar na demanda, usando técnicas enganadoras como diferenciação do produto, marca e propaganda.
Monopsonio: Situação de mercado na qual existe um único comprador.
Monopolio: Situação de mercado em que um único vendedor ou um único produto sem similar substituto adquire completo controle depreços.
Oliopolio: Situações de mercado em que um produto é oferecido por um pequeno numeram de empresas.
Duopolio: Situações de mercado em que há somente dois vencedores, e o preço são consideráveis.
Mercado de Turismo
Os mercados de Turismo inserem-se na categoria “concorrência imperfeita”. Os produtos não são homogêneos e intercambiáveis, mas diferenciados.Não existem existe dois hotéisiguais nem instalados no mesmo lugar.O poder de mercado então fica restrito.
Segmentação do mercado de Turismo
A melhor maneira de estudar o mercado turístico é por meio da sua segmentação, que é técnica estatística que permite decompor a população de grupos homogêneos, e também a política de marketing que divide o mercado.
Competitividade do mercado de turismo
Conforme preceitua a teoriaeconômica convencional, a competitividade tanto geral como por um destino turístico em particular é determinado pelo baixo custo de Mao-de-obra, por juros baxos, taxas de cambio favoráveis e economia de escala.
Para aprofundar no estudo de competitividade recomenda-se os livro de Michel Porter.

CAPITULO 6
SUBSISTEMA DA OFERTA
Em linhas gerais, sem levar em consideração os atrativos naturais da...
tracking img