Resumo idéias que viraram dinehiro

417 palavras 2 páginas
Comentário sobre o Texto “Idéias que viram dinheiro”

O texto de Nelson Blecher publicado na revista Exame em 2005 trata da importância da inovação para as organizações, seja para manutenção da competitividade ou para diferenciação em relação aos concorrentes.

Um dos aspectos abordados que deve ser ressaltado é o resultado da pesquisa efetuada pela Booz Allen que mostra que expressivos investimentos na área de pesquisa e desenvolvimento não garantem resultados.

O caso da Apple é um ótimo exemplo de que a inovação está mais relacionada a entender a necessidade e expectativas do cliente, do que ao desembolso de elevado montante de recursos. Na época do artigo a companhia de Steve Jobs, investia em P&D cerca de 5,9% de suas vendas. Em 2009, ano anterior ao lançado do primeiro iPad, o percentual foi ainda menor - 3,1% (conforme dados divulgados na mídia). Também acho que o caso da Apple é o que melhor representa a importância de líderes e/ou da alta gestão no processo de inovação, não resta dúvida que a Apple tem um grande desafio com a morte de seu fundador.

Por ser tratar de uma empresa de menor porte em relação às demais citadas, achei interessante conhecer o caso da Nutrimental, que até hoje possui posição de destaque no mercado de barras de cereais. Além da forma ágil como são avaliadas as idéias de novos produtos, merece destaque o reconhecimento através da remuneração das idéias.

Quanto à Natura, acredito tratar-se de um modelo único de gestão voltada à inovação e ao desenvolvimento de novos produtos, seja pela rapidez com a qual uma linha de produção consegue ser implantada ou pelo eficiente canal de comunicação entre a empresa e suas consultoras e/ou clientes. Apesar de não tratada no texto, uma das mais reconhecidas inovações da Natura foi a opção e estudos para utilizar a biodiversidade brasileira na fabricação de seus produtos (desenvolvimento sustentável).

Cabe destacar que as três companhias multinacionais citadas na matéria permanecem em

Relacionados