Resumo iaiá garcia, de machado de assis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (558 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Iaiá Garcia, Machado de Assis.

Autor:
Machado de Assis.
Título:
Iaiá Garcia.
Editora:
Martin Claret.
Narrador:
3ª pessoa.
‘’[...] Estela era o vivo contraste do pai, tinha a alma acima dodestino. Era orgulhosa, tão orgulhosa que chegava a fazer da inferioridade uma auréola; [...]’’ p. 36.
Espaço:
Rio de Janeiro, mais especificamente no bairro de Santa Teresa.
‘’[...] Luís Garciaera funcionário público. Desde 1860 elegera no lugar menos povoado de Santa Teresa uma habitação modesta, onde se meteu em si e a sua viuvez. [...]’’
Tempo:
A trama se dá no período de 1800, maisespecificamente antes, durante e depois da Guerra do Paraguai (1865-1870).
‘’Luís Garcia transpunha a soleira da porta, para sair, quando apareceu um criado e lhe entregou esta carta:
‘’5 de outubro de1866. [...]’’
Personagens:
Estela: Personagem mais ativa na trama, no começo do livro tinha dezesseis anos, era bonita, mas de uma beleza natural. Não usava de nenhum artifício para embelezar-se.Séria, a moça era pálida, tinha olhos grandes e escuros com uma expressão de virilidade moral, graciosa, meiga e delicada.
D. Valéria: Era alta e robusta, a cabeça forte e levantada, sempre pareciaprotestar pela altivez de atitude contra a moleza e a tristeza dos seus olhos. Seus olhos eram negros, a sobrancelha basta, o cabelo abundante e com alguns fios prata. Ao perceber seu filho Jorgeapaixonado por Estela, faz de tudo para separá-los, inclusive mandá-lo para a Guerra do Paraguai.
Verossimilhança:
Não há verossimilhança, haja vista que são romances românticos, cuja principalcaracterística é a sua figura idealizada o sentimentalismo exacerbado. Em oposição aos outros autores românticos, Machado, mesmo ainda preso às características românticas, dá às heroínas um perfil forte que sevai intensificando com o surgimento da narrativa; assim, as personagens femininas machadianas são mais fortes e objetivas, capazes de conduzir a ação, apesar do predomínio da trama romântica...
tracking img