Resumo histologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1019 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
HISTOLOGIA E SEUS MÉTODOS DE ENSINO.
A histologia analisa os tecidos, sua formação, estruturação e função dentro do funcionamento e construção do organismo. Os estudos atuais permitem classificar os tecidos em quatro categorias consideradas fundamentais, são elas: tecido epitelial, tecido conjuntivo, tecido muscular e tecido nervoso. Tecidos são formados pela combinação de célulascaracterísticas daquela categoria de tecido e matriz extracelular, que chamaremos de MEC, sendo que, cada uma delas possui características e funções definidas dentro do contexto da constituição dos diferentes tipos de tecido. Estudos antigos apontavam que as células e a MEC seriam entes distintas nesse processo, entretanto, com o avanço das pesquisas principalmente na área da biomedicina, descobriu-se que aspróprias células fabricam a MEC, bem como tem seu funcionamento controlado e influenciado pelas moléculas das quais é formada a matriz, através de receptores que se encontram na superfície das células, fazendo a conexão entre moléculas presentes na MEC e as moléculas contidas no citoplasma. Desta forma, é totalmente aceitável avaliar as células e a MEC como uma entidade completa que atua de maneiraconjunta e coordenada conforme as necessidades do organismo.

O USO DO MICROSCÍPIO
Por se tratar de estruturas que se apresentam em tamanhos pequenos, e a necessidade do estudo amplo e profundo dos seus componentes, a histologia torna-se dependente da utilização de microscópios para que se possa conhecer adequadamente o corpo e o funcionamento das células, moléculas, tecidos e órgãos. Nomicroscópio de luz a imagem se forma através de um feixe de luz transpassar alguma estrutura, entretanto alguns tecidos são bastante espessos e não permitem que a luz passe de maneira adequada para que seja o tecido estudado, neste caso faz-se necessário que estes tecidos sejam cortados em fatias bastante finas, que serão colocadas em lâminas de vidro para que possam assim serem analisados. Porém, antes deserem postos nas laminas os tecidos necessitam sem submetidos a alguns tratamentos que passaremos e ver agora.

TIPOS DE FIXAÇÃO.
Logo após serem retirados do corpo, os fragmentos de tecidos, células e órgãos precisam ser submetidos a um processo denominado Fixação, que tem como finalidade preservar os tecidos contra a ação de enzimas, tornar os cortes rígidos e manter ao Maximo a estrutura ea composição molecular dos mesmos, esse procedimento pode ser realizado de duas maneiras: FIXAÇÃO QUIMICA – Através da imersão dos fragmentos em fixadores, ou seja, soluções desnaturantes ou estabilizadores, que agirão formando pontes entre as moléculas. De acordo com o tipo de tecido que se deseja estudar e até mesmo o instrumento que será utilizado na pesquisa utiliza-se soluções fixadorasadequadas para cada caso. Ainda no que tange a fixação química, faz-se necessário um processo chamado de inclusão, que consiste na infiltração, nos tecidos que passaram pelo processo descrito anteriormente, de substâncias que proporcionarão a estes fragmentos uma consistência rígida, sendo que neste processo usa-se, mais comumente, algumas resinas de plástico e parafina. Ta processo é realizado emduas fases, a desidratação, que consiste na extração dos líquidos contidos no fragmento através de um banho em soluções com alto teor de etanol, que será em seguida substituído por uma substancia intermediária, chamada de solvente orgânico, sendo o xilol a mais utilizada. Após estes processos, os fragmentos são colocados em parafina bastante aquecida, e este calor provocará a evaporação do solvente eos espaços deixados por este passarão a ser preenchidos pela parafina, e assim os fragmentos ganham uma consistência rígida, para que possam ser levados ao micrótomo para serem cortados em espessuras que variam de 1 a 10 micrômetros, sendo em seguida postos para flutuar em uma superfície de água quente e colocados em lâminas para que possam ser corados. FIXAÇÃO FÍSICA – Consiste em submeter...
tracking img