Resumo de histologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1680 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUSMO DE HISTOLOGIA.

O Citoplasma
As células são as unidades funcionais e estruturais dos seres vivos. Existem apenas dois tipos básicos de células: As células procariontes e As células eucariontes.
As células procariontes são encontradas apenas nas bactérias. São células menores, geralmente com uma parede por fora da membrana celular e que não apresenta envoltório nuclear separando omaterial genético (DNA) dos outros constituintes celulares. Estas células não possuem histonas (proteínas básicas especiais ) ligadas ao seu DNA , nem organelas citoplasmáticas envolvidas por membrana.
As células eucariontes são maiores e apresenta um núcleo circundado por uma dupla membrana, o envoltório nuclear. Estas células possuem histonas associados ao DNA e contem abundantes organelascitoplasmáticas envolvidas por membrana.
Obs. O corpo dos metazoários e constituído por células que se especializam para determinadas funções.
Durante a evolução dos metazoários as células foram aos poucos passando a executar com maior eficiência uma ou outra determinada função. O processo de especialização é denominado de diferenciação celular.
Na diferenciação celular observa-se uma sequencia demodificações morfológicas,químicas e funcionais que transformam uma célula primitiva indiferenciada, capaz de executar as varias funções celulares com baixa eficiência, em uma célula diferente da inicial, ainda capaz de executar as mesmas funções básicas só que uma destas será realizada com grande eficiência.
Como por exemplo, pode-se citar a célula muscular, que se alonga, sintetiza proteínasfibrilares contrateis e da origem a uma célula adaptada a uma conversão eficiente de energia química em trabalho mecânico. Outro exemplo e a célula pancreática, que se especializa em secretar enzimas digestivas.
como seria de esperar , durante a diferenciação celular as modificações morfológicas são acompanhadas por alterações químicas das células , e esse processo se caracteriza pela síntese, emquantidade , de proteínas específicas para cada tipo de célula. É o caso da síntese de actina e miosina pelas células musculares, ou então das enzimas digestivas pelas células glandulares do pâncreas. Nem sempre as células se especializam numa so função , sendo frequentemente os tipos celulares especializados em mais de uma função. São exemplos as células túbulos contorcidos proximais do rim,que não só transportam íons, mais também reabsorvem metabolitos e digerem proteínas . As células do epitélio intestinal, ao mesmo tempo que absorvem metabólitos , sintetizam enzimas digestivas (proteínas ), como dissacaridases e peptidases. Costuma considerar na célula duas porções fundamentais : O citoplasma e O núcleo. Os diversos componentes do citoplasma geralmente não podem ser vistos nospreparados comuns corados pela hematoxilina e a eosina, ao passo que o núcleo aparece fortemente tingindo de azul escuro.

Tabela : exemplos de células especializadas.
FUNÇAO CELULAS ESPECIALIZADAS
Movimentação Células musculares
Síntese e acumulo de proteínas Células glandulares serosas
Síntese de acumulo de glicoproteinas Células glandulares mucosas
Síntese de acumulo de esteroidesCélulas de algumas glândulas como adrenal, testículo e ovário
Transporte de ions Células do rim e ductos das glândulas salivares
Digestão de subs estranhas ao organismo Macrófagos e alguns glóbulos brancos
Transformação de estímulos químicos ou físicos em impulsos nervosos Células sensórias dos órgãos dos sentidos
Absorção de nutrientes Células dos intestinos

Obs. no citoplasma estãopresentes as organelas e depósitos diversos (inclusões)
O componente mais externo do citoplasma e a membrana pnarlasmática, ou plasmalena , que o separa do ambiente extracelular. O citoplasma apresenta as organelas e inclusões ou depósitos. As principais organelas são as mitocôndrias, O reticulo endoplasmático, os ribossomos, O complexo ou aparelho de golgi, OS microfilamentos, OS microtubulos, e...
tracking img