Atrito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (954 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
OBJETIVOS

Esta prática, que tem como tema, “Atrito”, tem por objetivo, além de demonstrar ao aluno as rotinas de um laboratório:

* Registrar e analisar a força de atrito em um corpo deprova;
* Determinar o coeficente de atrito o material utilizado;
* Análise crítica do fenômeno apresentado e a elaboração de relatório técnico;

INTRODUÇÃO
A definição de força deatrito é a força naturalque atua sobre os corpos quando estes estãoem contato com outros corpos e sofrem a ação deuma força que tende a colocá-lo em movimento, eela é sempre contrária ao movimento ouàtendência de movimento.
A força de atrito se origina, em última análise, deforças interatômicas, ou seja, da força de interaçãoentre os átomos.Quando as superfícies estão em contato, criam-sepontos deaderência ou colagem (ou ainda solda)entre as superfícies. É o resultado da força atrativaentre os átomos próximos uns dos outros.
Quando as superfícies forem muito rugosas, a força de atrito égrande porque a rugosidade pode favorecer o aparecimento de vários pontos deaderência.
Com isso o deslizamento de uma superfície sobre a outra é dificultado. Assim, a eliminação das imperfeições(polimento a superfície) diminui o atrito. Mas isto funciona apenas até certo ponto. À medida que a superfície for ficando mais e mais lisa o atrito aumenta, pois o polimento aumenta-se o número de pontos de“solda”, uma vez que o número de átomos que interagem entre si é maior.
O módulo da força de atrito pode ser calculado matematicamente por:
Fa = μ.N
O coeficiente μ é conhecido como coeficiente deatrito. Como a força de atrito será tanto maior quanto maior for μ, vê-se que ele expressa propriedades das superfícies em contato (da rugosidade, por exemplo). Em geral, devemos considerar doiscoeficientes de atrito: um chamado cinético, μc, e outro chamado e outro, estático , μe. Em geral o coeficiente de atrito estático e maior que o cinético, refletindo o fato de que a orça de atrito é...
tracking img