Resumo guerra fria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (258 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Guerra Fria: depois do termino da Segunda Guerra Mundial os países vitoriosos(EUA, URSs e Grã-Bretanha) ficaram conhecidos como Três Grandes.
Com a expansãoda URSS, os EUA temendo com o tamanho crescimento, lançou a Doutrina Truman que deu inicio a bipolarização mundial.
Bloco Ocidental (capitalista): EUA, lutavapela propriedade privada, lançou o 1º homem a Lua.
Bloco Oriental (socialista) : URSS, lutava pela abolição da propriedade privada, laçou o 1º satélite e o1º homem ao espaço.
Na Guerra Fria, além da corrida especialista, teve a corrida armamentista, q começou quando o Japão foi atacado por bombas atômicas. Os EUAe URSS entao, criaram, para mais rivalidade entre ambos, as bombas nucleares que foi motivo de terror mundial, que se equilibrou com Gorbatchev no poder daURSS, fazendo um um acordo com o seu bloco rival.
Conflitos:
Colombia: tem como motivo lutar pra a formação do Estado marsxista, o grupo liderante é aFARC(forças armadas revolucionaris da colombia). No inicio as FARCS eram apenas um movimento de guerrilha, mas com o passar do tempo, na década de 80 envolvel notrafico de drogas. Ela é considerada terrorista.
Serra da Leoa: tem como motivo a dominação de territórios, o grupo é o FRU(Frente Revolucionaria Unida). Oconflito estra ligado ao trafico de diamantes e se tornou conhecido pelos diversos massacres.
Palestina: tem como motivo refundar na palestina um estado judeu,liderança é movida pelos israelenses contra Palestina. Como os judeus não tinham um estado, foram movidos para a palestina onde já era habitada pelos árabes.
tracking img