Resumo Filme Desmundo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (484 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
 O filme retrata o Brasil no primeiro século de colonização, quando a mão-de-obra utilizada nos engenhos era a indígena. Sem ocupar um papel de destaque na trama, os nativos perpassam o cotidianodos personagens centrais na casa, na vila, nas relações cotidianas, evidenciando um aspecto do filme: o estranhamento com relação à realidade colonial. Esse estranhamento manifesto pela personagemprincipal decorre das especificidades da sociedade colonial, as quais estavam associadas à compulsão ao trabalho, à produção para o mercado europeu e ao latifúndio, características básicas dacolonização da Época Moderna. 
A integração do índio (seja pela compulsão ao trabalho, seja pela ação missionária), no primeiro século da colonização, já conferia aspectos muito específicos à sociedade que seformava na colônia lusa.  A miscigenação, a adoção de hábitos de higiene, de alimentação, de técnicas de cultivo, dos instrumentos de trabalho, etc. foram canais de comunicação entre a culturaeuropeia e as culturas nativas na colônia, processo que progressivamente diferenciava a sociedade da colônia em relação ao Reino. Daí, o estranhamento manifesto pela personagem quanto à colônia, suapopulação e ao seu modo de vida. Espaço que deveria recriar o Reino, mas que havia se transformado num “desmundo”.
O filme retrata de forma muito clara o papel subordinado da mulher na sociedade do SéculoXVI. Oribela, a personagem principal, e que no livro é a narradora de sua história, é uma órfã da Rainha enviada ao Brasil para casar com um dos “fidalgos” da terra. A falta de mulheres brancas nosprimeiros anos da colonização era um obstáculo para que os colonos mais aquinhoados garantissem uma descendência legítima e branca. A miscigenação, que era resultado da subjugação das mulheres indígenase africanas aos desejos dos senhores, povoava a colônia de um grande número de filhos ilegítimos; mas a preservação do nome de família e dos seus negócios dependia de filhos legítimos,...
tracking img