Resumo figado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (601 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O FÍGADO

O Fígado é o maior órgão interno, e é ainda um dos mais importantes. É a mais volumosa de todas as víceras, pesa cerca de 1,5 kg no homem adulto e na mulher , entre 1,2 e 1,4 kg , tema cor vermelha – amarronzada , é friável e frágil , tem a superfície lisa , recoberta por uma cápsula própria. Está situado no quadrante superior direito da cavidade abdominal.
É possível perder75% do tecido hepático por doença ou intervenção cirúrgica , sem que Le pare de funcionar . O tecido hepático é constituído por informações diminutas que recebem o nome de lobos, compostos por colunasde células hepáticas ou hepatócitos, rodeadas por canais diminutos, pelos quais passa a bílis segregada pelos hepatócitos. As células hepáticas ajudam o sangue a assimilar as substâncias nutritivas ea excretar os materiais residuais e as toxinas, bem como esteroides , estrogênios e outros hormônios.
E executa mais de 500 funções no organismo humano - mesmo quando é cortado pela metade. O fígadoé capaz de se regenerar, voltando ao tamanho normal. Assim, um mesmo órgão pode ser usado para salvar a vida de duas pessoas. Ou um simples pedaço do fígado de uma pessoa saudável pode salvar a vida deoutra. Por isso, é na área dos transplantes que os hepatologistas têm obtido as maiores conquistas. Contudo, nem todas essas técnicas estão sendo capazes de eliminar a angustiante fila de espera dostransplantes, que chega a durar até dois anos, enquanto uma hepatite fulminante pode matar no prazo de três a quatro semanas.

Síntese proteica → secreta as proteínas albumina, protrombina efibrinogênio do plasma sanguíneo;

Secreção de bile → secretada para o tubo digestivo, a bile além de enzimas importantes para a digestão de gorduras (ácidos biliares), contém bilirrubina que resulta daeliminação das hemácias velhas;

Acúmulo de alimentos → armazena gorduras neutras, glicogênio e vitaminas A, B1, B2, B3, B4, B12, D e K;

Função metabólica → realiza a conversão de lipídios e AA...
tracking img