Resumo - fetiche de mercadorias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (676 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do Texto - Fetiche de Mercadorias

Sumário

Tese....................................................................................................................................4Resumo..............................................................................................................................5

Tese

Fetiche da Mercadoria é fundamentado no fato das pessoasconsumirem determinadas marcas para definir a si mesmas e aos outros e que são induzidas ao consumo com a ideia de que faz parte de inclusão e permanência na sociedade.
A marca como um objeto de desejoe prazer e que exerce poder sobre o indivíduo e suas decisões de consumo.

Fetiche da Mercadoria

O autor inicia o texto mencionando corporações como: McDonald’s e Startbucks, empresasAmericanas que possuem uma marca conhecida mundialmente e que utilizam de estratégias de marketing para sugerir e até seduzir os consumidores com imagem de ambiente descontraído, limpo, confortável, comatendimento rápido e amigável. Um lugar onde as pessoas possam viver uma experiência não somente alimentar, mas também do lugar.
Tal conceito estende-se também para o vestuário, as grifes famosas e seusambientes decorados de forma a atrair os olhares dos consumidores, usam esse ambiente como o espaço onde a marca se materializa, atraindo os olhares e desejo do consumidor.
Porém, nos dias atuais étudo realizado com muita velocidade, as pessoas estão sempre trabalhando ou com pressa, muitas compras são realizas em ambiente on line, drive thru, produtos comprados rapidamente para “viagem”.Segundo o autor, 50% das vendas do McDonald’s nos Estados Unidos são realizadas através do Drive Thru.
Sendo assim, nesse mesmo contexto identifica-se que espaços não tão preparados e luxuosos atraemmuitos, sedentos por adquirir itens dessas mesmas grifes em locais denominados Outlets.
Dessa maneira questiona-se, que “Prazer real” a marca oferece para a essa sociedade?
O desejo da Marca cria...
tracking img