Resumo entrevista ricardo amorim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (728 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ricardo Amorim fala sobre os pontos altos e baixos dos 8 anos do governo Lula e os desafios que Dilma enfrentará para melhorar o País. Diz que o desenvolvimento do país é inevitável em vista docenário externo, que é favorável aos países emergentes e em especial ao Brasil, e que Lula soube se movimentar bem nesse ambiente. Afirma ainda que a reforma previdenciária é fundamental para o avanço e queo maior mérito de Lula foi ter conseguido aliar progresso a distribuição de renda.

Avaliação do governo lula ao longo desses 8 anos, foi definida pelo economista como muito bem sucedido. Comressalvas em 2 pontos. As medidas adotadas pelo presidente anterior, em especial o governo FHC e a conjunta externa extremamente favorável – que é o ponto fundamental - . Um dos maiores méritos dogoverno lula está na política Social, que está relacionado com o aumento da qualidade de vida da população mais pobre, aumentando a distribuição de renda.
A respeito do crescimento do PIB brasileiro nospróximos anos, Amorim diz que o crescimento brasileiro está sendo sustentável, e ressalta que o Brasil está condenado a “dar certo”. A entradad da China na OMC ajudou muito o crescimento do Brasil,pelo fato de ter demandado muitos insumos que nós exportamos.
O ponto mais comentado como fundamental para o melhoramento do Estado brasileiro, sem dúvida, é a reforma preivdenciária. A reforma daprevidência tem uma caracteristica muito importante: ela vai resultar em menos gastos públicos. É necessário ter aumento da idade mínima de aposentadoria, e além disso, um fundo regulador do sistemaque crie uma regra única tanto para o setor público e para o setor privado. Um dos maiores problemas atuais é que a contribuição adicional do trabalhador é complementada pelo governo. A reforma daprevidencia no governo lula em 2003 foi positiva, porém, não obteve resultados muito satisfatórios pelo falo de não ter ocorrido uma mudança na regulamentação do sistema previdenciario. Um dos...