Renascimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2202 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
E.E.E.F.M “Ary Parreiras”









Renascimento













14/04/2010

Componentes: Caroline Braga

Gabriela Sperandio

Raiza Garcia

Eloisa Caroline

Pâmela Bastos

Série: 1º F

Turno: Matutino

Professora: Vanessa

Disciplina: Sociologia













Renascimento14/04/2010



Introdução




O Renascimento foi um grande passo para o desenvolvimento da Arte e da expressividade. Surgiu entre fins do século XIII. O período foi marcado por transformações em muitas áreas da vida humana, que assinalam o final da Idade Média e início da Idade Moderna. Caracterizou a transição do feudalismo pra o Capitalismo.



Foi chamado deRenascimento devido ao novo modo expor os pensamentos através do desenvolvimento das artes, música, ciências etc. O renascimento tirou da igreja o poder de deter o pensamento dos seres humanos, pois com ele, as pessoas passaram a interpretar a vida, buscar explicações e entendê-la.



O renascimento deu-se inicialmente na Itália, pois com o desenvolvimento do comércio e das navegações, o homemintensificou as relações sociais, pois os homens encontravam-se uns mais próximos dos outros. Tem como idéias centrais o reconhecimento do homem como o centro do universo, o homem tem a capacidade de pensar e raciocinar por si próprio, ele poderia resolver seus próprios problemas, a razão era a base do conhecimento, entre tantas outras idéias que seram vistas ao longo do trablho.Renascimento



Renascimento, Renascença ou Renascentismo são os termos usados para identificar o período da História da Europa aproximadamente entre fins do século XIII e meados do século XVII, mas os estudiosos não chegaram a um consenso sobre essa cronologia, havendo variações consideráveis nas datas conforme o autor consultado. Seja como for, o período foi marcado por transformações emmuitas áreas da vida humana, que assinalam o final da Idade Média e o início da Idade Moderna. Apesar destas transformações serem bem evidentes na cultura, sociedade, economia, política e religião, caracterizando a transição do feudalismo para o capitalismo e significando uma ruptura com as estruturas medievais, o termo é mais comumente empregado para descrever seus efeitos nas artes, na filosofia enas ciências.




Chamou-se "Renascimento" em virtude da redescoberta e revalorização das referências culturais da antigüidade clássica, que nortearam as mudanças deste período em direção a um ideal humanista e naturalista. O termo foi registrado pela primeira vez por Giorgio Vasari já no século XVI, mas a noção de Renascimento como hoje o entendemos surgiu a partir da publicação dolivro de Jacob Burckhardt A cultura do Renascimento na Itália (1867), onde ele definia o período como uma época de "descoberta do mundo e do homem".



Durante os séculos XIV e XV, as cidades italianas como, por exemplo, Gênova, Veneza e Florença, passaram a acumular grandes riquezas provenientes do comércio. Estes ricos comerciantes, conhecidos como mecenas,  começaram a investir nas artes,aumentando assim o desenvolvimento artístico e cultural. Por isso, a Itália é conhecida como o berço do Renascentismo. Porém, este movimento cultural não se limitou à Península Itálica. Espalhou-se para outros países europeus como, por exemplo, Inglaterra, Espanha, Portugal, França e Países Baixos.


O renascimento tirou da igreja o poder e o direito de dar explicações sobre a criação  ea vida. A experimentação era então o meio vigente para achar respostas e entender a realidade. Mesmo tendo a contra- reforma, esta não pode mais conter o avanço da ciência.


O Renascimento significou uma nova arte, o advento do pensamento científico e uma nova literatura. Nelas estão presentes as seguintes características:
Antropocentrismo (o homem no centro): valorização do homem...
tracking img