Resumo dos sistemas do corpo humano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 64 (15885 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fernanda de Araújo Silva
Pós Graduação em Estética Integral Avançada 2012/2013
Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO – Juiz De Fora
RESUMO DOS SISTEMAS DO CORPO HUMANO
Sistema Tegumentar
O sistema tegumentar ou cutâneo é constituído pela pele e tela subcutânea, juntamente com os anexos cutâneos. É o maior órgão do corpo humano e tudo que temos internamente está protegido pela pele.
Apele forma o revestimento complexo externo do corpo; ela é contínua com as mucosas que revestem os sistemas respiratório, digestivo e urogenital e suas aberturas exteriores (boca, nariz, ânus, uretra e vagina), mas difere estruturalmente delas. A pele é composta por duas camadas principais: a camada superficial de células epiteliais intimamente unidas, a epiderme; e a camada mais profunda, detecido conjuntivo denso irregular, a derme. A derme está conectada com a fáscia dos músculos subjacentes, por uma camada de tecido conjuntivo frouxo chamada hipoderme.
Em muitas áreas deposita-se gordura no tecido conjuntivo frouxo, formando assim o tecido adiposo. A hipoderme conecta-se frouxamente a pele à fáscia dos músculos subjacentes, o que permite aos músculos contrair-se sem repuxar a pele.Em algumas áreas, onde os músculos não jazem abaixo da pele, há somente pequena quantidade de hipoderme, e o tegumento é mais fortemente preso. Na região anterior da perna (“canela”), a pele está presa diretamente na membrana que recobre o osso (periósteo). A pele é
Função: Proteção contra microrganismos e entrada de substâncias estranhas do meio exterior, regulação da temperatura, produção devitamina D, excreção (suor) e funções estéticas e sensoriais.
Como não há vasos sanguíneos na epiderme, embora a derme subjacente seja bem vascularizada, como resultado, o único meio pelo qual as células da epiderme podem obter alimento é através da difusão dos leitos capilares da derme.




A cor da pele é determinada principalmente pela presença e distribuição de um pigmento escuro chamadomelanina. A melanina é produzida por células chamadas melanócitos, que migram na epiderme e transferem o pigmento às células germinativas.

Camadas da pele
Epiderme
Desenvolve-se de um folheto único da superfície ectodérmica do embrião. Ao nascimento, ela é formada de diversas camadas de células pavimentosas que formam um epitélio estratificado pavimentoso. A epiderme é geralmente muitodelgada (menos que 0,12 mm na maior parte do corpo), mas é consideravelmente espessa em áreas sujeitas a constante pressão ou fricção, tais como as solas dos pés e as palmas das mãos.
Como não há vasos sanguíneos na epiderme, embora a derme subjacente seja bem vascularizada, como resultado, o único meio pelo qual as células da epiderme podem obter alimento é através da difusão dos leitos capilares daderme.
A cor da pele é determinada principalmente pela presença e distribuição de um pigmento escuro chamado melanina. A melanina é produzida por células chamadas melanócitos, que migram na epiderme e transferem o pigmento às células germinativas.

Camadas da epiderme:
Camada germinativa: é a camada mais profunda da epiderme, como o nome indica, é nesta camada que ocorre mitose, fornecendocélulas para substituir aquelas que estão perdidas na camada mais superficial da epiderme.
Camada espinhosa: superficialmente à camada basal, as células se tornam achatadas e de aspecto poliédrico. Sob microscópio, parece que possuem extensões citoplasmáticas que interconectam as células. Por causa dessas extensões, essa camada recebe o nome de espinhosa.
Camada granulosa: as células da camadagranulosa são achatadas e estão arranjadas em cerca de três planos de células, superficialmente ao extrato germinativo. Esta camada tem seu nome derivado da presença de grânulos de querato-hialina no citoplasma de suas células. À medida que os grânulos aumentam de tamanho, o núcleo se desintegra, daí resultando a morte das células mais externas da camada granulosa.
Camada transparente ou lúcida:...
tracking img