Resumo do trabalho de psicologia da percepção – tempo de reação e percepção visual

Tempo de reação é o tempo que decorre entre um estímulo recebido e uma ação realizada em decorrência deste estímulo. Estima-se que o tempo de reação médio de uma pessoa saudável, em condiçõesnormais, é em torno de quatro décimos de segundo, ou seja, 0,4s.

Foi testado o tempo de reação visual quando apresentada uma figura composta por imagens ambíguas. O instrumento utilizado por essetipo de experimento foi a apresentação de slides por meio do data show. Foram apresentados 10 (dez) figuras ambíguas para 4 (quatro) pessoas. Foi possível encontrar um tempo de reação médio mínimo de1s e maximo de 20 segundos. Essas tarefas envolvem o processamento de eventos visuais em movimento no campo visual, bem como de eventos com apresentação abrupta. Além dessa diferença em suanatureza, os estímulos podem diferir em relação à sua localização no campo visual, em seu tamanho e luminância, como também na atenção visual.

Observamos que no decorrer do experimento há a existênciade variáveis intervenientes como a distância, o barulho a claridade que interferiram na experiência.

A percepção visual depende, em seus vários estágios de processamento, tanto de mecanismosatencionais quanto de mecanismos sensoriais de natureza pré-atencional, ou seja, é a apreciação da realidade através do sentido da visão. Considerando que o sistema visual aporta 80% da informaçãosensorial, o processamento da informação visual é um aspecto chave para o entendimento do mundo.

A percepção visual serve para identificar, classificar, organizar, armazenar e lembrar a informaçãoapresentada visualmente. Através da percepção visual analisamos as diferentes características de um estímulo visual como a forma, a cor, o tamanho, a textura ou o peso, e lhe damos um significadoao que vemos, ou seja, a diferenças na percepção de cada pessoa, pois cada um tem uma percepção diferente, e assim sendo um tempo de reação diferenciado.

Palavras – Chaves: Tempo, Reação,...