Resumo do texto: “o guru, o iniciador e outras variações antropológicas”.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1037 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO DO TEXTO: “O Guru, o iniciador e outras variações antropológicas”.

Fredrik Barth

1) Os grupos étnicos e suas fronteiras.
Barth aqui apresenta a questão que será trabalhada no seu ensaio a “problemática dos grupos étnicos e de sua permanência”, desviando a atenção que há somente sobre as diferenças culturais em que buscam entender as questões das fronteiras e as conexõesculturais; considerando somente “o processo de constituição dos grupos étnicos e a natureza das fronteiras” (p.25). O autor não se conforma com o conceito aplicado para os grupos delimitados de pessoas o de “sociedade”, pois afirma que este conceito “desconsidera as características e fronteiras empíricas dos grupos étnicos como também as questões teóricas importantes que podem ser levantadas” (p.26).Ao tratar das questões de “fronteiras étnicas”, Barth vai apontar através de uma pesquisa empírica, que a manutenção das culturas se dá pelo processo de “exclusão e de incorporação”, desfazendo da idéia simplista de que a permanência das culturas se dá pelo “isolamento social e geográfico”. Assim o autor irá afirmar que há um fluxo de pessoas entre as fronteiras e que as culturaspermanecem devido à “distinções étnicas, sendo ela a base para a construção de novos sistemas sociais”. (p.26)


2) Princípios gerais da abordagem.
O autor vai falar sobre de como se deu essa abordagem. Barth pretende “investigar de forma detalhada os fatores empíricos em diversos casos e adequar seu conceitos aos fatos, de modo a elucidá-lo da maneira mais simples e pertinente permitindouma exploração das implicações” (p.27). Para isso Barth parte dos pressupostos: 1) “os grupos étnicos são categorias atributivas e identificadoras empregadas pelos próprios atores e que por conseqüência apresenta como característica organizar as interações entre as pessoas; 2)as análises vão apresentar um ponto de vista gerativo: uma tentativa de explorar os diferentes processos que aparecem estarenvolvidos na geração e manutenção dos grupos étnicos; 3)busca focalizar a investigação para as fronteiras étnicas e suas manutenção e, não da constituição interna e da história” (p.27).

3) Definição de grupos étnicos.
O autor vai fazer uma critica a definição modificada, do típico-ideal de definição de grupos étnicos, que para ele não se afasta da concepção tradicional. Para Barthum modelo “típico-ideal” implica numa visão preconcebida de que “a manutenção da fronteiras não é problemática e sim uma conseqüência do isolamento que as formulações argumentadas implicam, sendo assim limitam-se aos variados fatores que pode ser utilizado para explicar a diversidade cultural impedindo uma melhor compreensão do fenômeno dos grupos étnicos e seu lugar nas sociedades humanas”(p.28). Gerando assim uma separação entre os povos.








4) Grupos étnicos como unidades portadoras de culturas.
Barth vai tentar mostrar aqui a “inconsistência lógica” que há quando uma importante característica passa a ser considerada como importância central.
Apresenta por tanto dois pontos: os da unidade como portadora de culturas dos grupos étnicos e, as formasculturais aparentes a serem desenvolvida por traços devido ao efeito ecológico.
Ao falar das unidades como portadora de culturas dos grupos étnicos é classificar as pessoas que compõe este grupo a partir dos “traços culturais particulares”, ou seja “identificar e distinguir os grupos étnicos pelas características morfológicas das culturas das quais são portadores (p.29)”, que como conseqüência aover a relação dinâmica entre os grupos cai no conceito de aculturação e devido a diversidade que apresenta ao entender a origem histórica. Portanto Barth se pergunta: como buscar uma “unidade cuja continuidade no tempo é representada nesse estudo?”. Para o autor há aqui um “paradoxal”, pois não pode haver exclusão de uma unidade histórica por não apresentar formas semelhantes com a unidade do...
tracking img