Resumo do texto: o conceito hegeliano de “fenomenologia” e o problema do ceticismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (527 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Filosofia Geral e Jurídica
Resumo do Texto:
O conceito hegeliano de “Fenomenologia” e o problema do ceticismo

1- Posição do problema: de que trata a Fenomenologia?
Há uma dificuldade noentendimento do que vem a ser “Fenomenologia” segundo Hegel, pois sua definição não se enquadra com o conceito tradicional de filosofia e nem com as ideias de filósofos como Kant e Fichte. O conceitohegeliano de “Fenomenologia” nos leva para o problema do ceticismo e como ele pode ser resolvido.

2- O conceito hegeliano de Fenomenologia
A Fenomenologia trata da teoria do conhecimento, umaciência que descreve a experiência da consciência natural em busca da ciência. Trata-se de uma psicologia que identifica a alma como consciência que purifica-se rumo ao espírito. A Fenomenologia envolve umateoria geral do saber, que analisa as formas da consciência identificar e classificar o saber. Descreve o processo que torna a consciência em autoconsciência, a razão em espírito, chegando a um saberabsoluto. Há uma relação neste estudo entre a teoria do conhecimento e a teologia, colocando a alma em plano humano e divino.
A Fenomenologia é ou se propõe a ser uma ciência, um saber de objetos,uma saber de fenômenos. E estes fenômenos são os saberes, que são figuras ou configurações da consciência.

3- Hegel e o problema do ceticismo
Numa época em que o grande projeto do IdealismoAlemão era conduzir a filosofia a um sistema metafísico epistemicamente sólido, ninguém parecia atentar para o fato de que o ceticismo era um sério problema a enfrentar. A construção do Sistema que aFenomenologia pretende induzir deve ser vista como indissociável do problema cético. Não podemos impor nossa verdade com a mera afirmação de que nosso saber é melhor do que o dos outros, quando na verdadeuma simples afirmação vale tanto quanto outra, e tudo depende de sua justificação, a ciência deve encontrar uma justificação em face ao desafia cético, aceitando a tese cética conforme a qual todo...
tracking img